Política

Dia do Outdoor é celebrado na Câmara de Salvador com sessão especial

Pioneirismo da Bahia foi destacado pelos oradores do encontro
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 31/08/2017 às 23:20
Publicitários compareceram em grande número
Foto: Reginaldo Ipê

A Câmara de Salvador comemorou, na manhã desta quinta-feira, 31, o Dia do Outdoor, com uma sessão especial requerida pelo vereador Tiago Correia (PSDB). O ex-vereador Silvoney Sales e o publicitário Carlos Alberto Nanô foram homenageados pela Central de Outdoor, associação surgida na Bahia em 1977 para congregar as empresas do setor.

Fundador da instituição, Nanô frisou que desde o começo desta mídia no Brasil, “a Bahia se destacou pela imensa criatividade nas peças criadas pelos profissionais de publicidade. Essa criatividade do baiano tem sido fundamental para as mensagens dos outdoors atingirem a população”.

Mídia democrática

Para Tiago “o outdoor é a mais democrática das mídias. Está exposta nas ruas, acessível a todos. E como as pessoas passam boa parte do dia no trânsito, as campanhas veiculadas em outdoor atingem maciçamente a população”.

Segundo ele “é natural, portanto, esta homenagem a esta mídia e aos profissionais que trabalham para manter e fortalecer o outdoor em Salvador”. Tiago salientou também “a importância das campanhas de utilidade pública divulgadas através de outdoors”.

O presidente da seccional baiana da Central, Roberval Luânia, destacou o apoio dado às campanhas do Hospital Martagão Gesteira e das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Conforme disse “a Câmara de Salvador foi o primeiro parlamento no Brasil que institucionalizou o Dia do Outdoor. Sendo assim, a capital da Bahia saiu na frente e depois outras cidades prestaram esta homenagem também”. A data municipal foi idealizada pelo então vereador Sandoval Guimarães.

Empresário do setor José Linhares afirmou que “uma pesquisa atestou que o outdoor tem 90% de aceitação entre a população soteropolitana”. Declarou ainda que a mídia “complementa, de forma harmônica, a paisagem urbana”.

A mesa de trabalho da sessão especial também foi composta por: José Américo, presidente em exercício da Associação Brasileira de Agências de Publicidade, seção Bahia (Abap/BA); Geraldo Júnior, secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda; tenente Lopes, representando o Exército Brasileiro; Gustavo Sales, em nome de Silvoney; e Vera Rocha, diretora do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-BA).

Estiveram presentes os edis Paulo Magalhães Júnior (PV), Téo Sena (PHS), Kiki Bispo (PTB), Odiosvaldo Vigas (PDT), Lorena Brandão (PSC), Joceval Rodrigues (PPS), Felipe Lucas (PMDB), Henrique Carballal (PV), Luiz Carlos Suíca (PT) e Maurício Trindade (DEM).