Política

Câmara de Salvador debate projeto do novo Mané Dendê nesta Super Terça

Segundo Henrique Carballal os cargos estão previstos no contrato firmado entre a Prefeitura e o BID
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 29/08/2017 às 19:11
Sessão desta Super Terça na CMS
Foto: Antonio Queirós

O projeto do novo Mané Dendê, que propõe melhorias no saneamento e requalificação social e ambiental da área localizada no Subúrbio Ferroviário da capital baiana foi o tema dos debates nesta Super Terça, 29, na Câmara de Salvador.

Enquanto os vereadores governistas destacaram os pontos positivos da proposta, com uma anunciada revitalização da região, os oposicionistas questionavam a quantidade de cargos comissionados criados numa etapa em que apenas estudos estão sendo realizados.

Para Marta Rodrigues (PT), Aladilce Souza (PCdoB) e Silvio Humberto (PSB) apesar da importância social de uma proposta dessas não se pode descuidar do rigor na aplicação do dinheiro público. Eles apontaram o que classificaram de número excessivo de nomeações de confiança e levantaram dúvidas sobre a capacidade do Município pagar o empréstimo de U$ 135 milhões a ser feito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Todos cobraram mais informações da Fundação Mário Leal (FMLF), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), responsável pelo projeto. Segundo eles o próprio secretário da Fazenda, Paulo Souto, relatou dificuldades  na gestão financeira da Prefeitura .

Desconhecimento

Orlando Palhinha (DEM), porém, elogiou a iniciativa do prefeito ACM Neto (DEM) afirmando que “isso sim é fazer boa política social”, sendo acompanhado em sua avaliação por Ricardo Almeida (PSC), Tiago Correia (PSDB), Kiki Bispo (PTB) e pelo líder situacionista, Henrique Carballal (PV).

Na opinião de Ricardo e Carballal a oposição revelou desconhecimento da proposta e das carências da região onde os serviços serão executados. Conforme o líder da maioria a criação dos cargos está prevista no contrato firmado entre a PMS e o BID, não havendo nada de fora do previsto.

O novo Mané Dendê contará com recursos do BID e contrapartida da Prefeitura. A elaboração urbanística está a cargo da FMLF e suas ações estarão divididas em cinco componentes, englobando intervenções como contenção de encosta, macrodrenagem, urbanização e paisagismo, melhoria habitacional e no sistema viário.