Política

Vereadores representam Câmara de Salvador na festa do Dia do Exército

A CMS foi representada por Henrique Carballal, Maurício Trindade e Téo Senna
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 19/04/2017 às 17:41
Vereadores e ex-vereadores na solenidade
Foto: Reginaldo Ipê

A Câmara de Salvador esteve representada na solenidade comemorativa ao Dia do Exército, celebrado nesta quarta-feira, 19, pela manhã, no 19º Batalhão de Caçadores, no Cabura. Participaram do ato os vereadores Henrique Carballal (PV), Maurício Trindade (DEM) e Téo Senna (PHS).

De acordo com Carballal “o Exército brasileiro tem passagens relevantes na defesa dos interesses da Nação, como, por exemplo o envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) às trincheiras na Segunda Guerra Mundial”. Ele se referiu também á importância da arma nas campanhas para combater doenças endêmicas e nas ações solidárias quando ocorrem catástrofes naturais.

A programação do evento incluiu discurso do comandante da 6ª Região Militar, general de Divisão Joarez Alves Pereira Júnior e a entrega das medalhas da Ordem do Mérito Militar e do Exército a diversas personalidades.

As honrarias têm a finalidade de condecorar militares e civis que tenham prestado notáveis serviços ao país, assim como distinguir cidadãos e instituições que tenham praticado ação destacada em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.

Também foi realizado o desfile da tropa, que teve como objetivo enaltecer a data de 19 de abril, quando, em 1648, na Batalha de Guararapes, em Pernambuco, líderes luso-brasileiros, índios e negros juntaram suas habilidades e imprimiram forte resistência à presença holandesa na região, vindo a derrotar os invasores e, pela primeira vez, pronunciaram a palavra pátria no Brasil.

Estão sendo realizadas, entre os dias 19 e 23 deste mês, na Semana do Exército, diversas atividades sociais, esportivas, educativas e culturais. O slogan da campanha deste ano é “Pronto para o Futuro”. O objetivo é destacar o processo de transformação que vem sendo vivido pela “Força Terrestre” em sua preparação para os novos tempos.