A criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública foi debatida nesta quinta-feira, 6, na Câmara de Salvador em audiência pública promovida pelo vereador Maurício Trindade (DEM), que apresentou projeto de indicação na CMS propondo a estruturação do órgão. O legislador anunciou que vai agendar encontro com o prefeito ACM Neto (DEM) para discutir a questão.
Segundo ele cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Cuiabá, Recife, São Luís e Feira de Santana já implantaram a pasta, que seria responsável por coordenar todas as atividades inerentes à segurança pública no âmbito municipal, “envolvendo assim ações preventivas e também relacionadas ao trânsito e à assistência social, entre outras”.
O novo organismo iria também “intermediar diversas ações transversais do município de combate às drogas, à prostituição e a exploração do trabalho infantil, por exemplo”.
A audiência foi presidida pela edil Lorena Brandão (PSC), para quem “a escalada da violência é uma questão preocupante em nível nacional e local e, portanto, estou colhendo assinaturas para a criação da Frente Parlamentar pela Segurança Pública”.
Ciclopatrulha feirense
Os integrantes da reunião decidiram criar um Fórum Permanente de debates sobre a segurança na cidade. “A intenção é termos reuniões mensais com a participação de representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal e conselhos tutelares. Afinal, hoje em todas as pesquisas a maior preocupação da população, em nível nacional, é com relação à escalada da violência”, adiantou Trindade.
Também integrante da Mesa no encontro o secretário Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos de Feira de Santana, Mauro de Oliveira Novaes, elencou sua experiência: “Detectamos a realização de pequenos furtos em grandes vias da cidade e implantamos a ‘ciclopatrulha’. Com essa ação, não temos mais registrados tais ocorrências nos mesmos locais”. Em sua opinião “a presença do Guarda Municipal passa uma sensação de segurança à população”.
Também fizeram parte da Mesa: Nilton José Costa Ferreira, delegado especial da Polícia Civil; Luís Henrique Costa Ferreira, delegado titular da 2ª DT (no bairro da Liberdade); Carlos Alberto Gomes, doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército, e Maurício Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência de Salvador.