Política

PRESIDENTE DA CÂMARA destaca visita do ministro das Cidades ao Metrô

Prefeitura lança edital do BRT na próxima semana
Da Redação , Salvador | 10/03/2017 às 08:22
Presidente Léo Prates, no centro da foto
Foto: Antonio Queiroz

A Câmara Municipal de Salvador, através dos vereadores da bancada do governo, marcou presença durante a passagem do ministro das Cidades, Bruno Araújo, na capital baiana. A visita aconteceu na tarde desta quinta-feira (9) e foi dividida em dois momentos - uma reunião na prefeitura e um passeio no metrô soteropolitano.

A presença do ministro Bruno Araújo em Salvador foi vista com entusiasmo pelo presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM). “É importante para Salvador receber o ministro e mostrar como anda o nosso sistema de mobilidade, até como forma de apresentar oficialmente o que foi feito com os recursos disponibilizados pelo governo federal”, ressaltou o presidente da Casa, que integrou a comitiva.

Acompanhado do prefeito ACM Neto, além de deputados e vereadores, o ministro Bruno Araújo percorreu o trajeto que saiu da Estação do Campo da Pólvora até a Estação Pirajá (Linha 1). De lá, o grupo conheceu o Centro de Controle Operacional (CCO), no bairro de Pirajá, onde é feito todo o monitoramento do sistema metroviário da cidade. Em seguida, a comitiva seguiu os passos da integração realizada pelos usuários do transporte público municipal e se deslocou para a Estação da Rodoviária, na Linha 2.

“É uma obra robusta, que conta com uma eficiente interligação física do sistema”, disse Araújo, classificando o empreendimento como um dos mais importantes e expressivos do País.

Conforme o vereador Teo Senna (PHS), a visita do ministro das Cidades traz uma perspectiva positiva para mobilidade urbana de Salvador. “A presença do governo federal vai definir a ligação entre o BRT e o metrô”, afirmou.

A comitiva contou ainda com a presença da vereadora Rogéria Santos (PRB) e dos vereadores Henrique Carballal e Paulo Magalhães Júnior, do PV; Cezar Leite (DEM), Beca (PPS), Paulo Câmara e Felipe Lucas, do PSDB; e Ricardo Machado (PSC).

LANÇAMENTO DO BRT

O prefeito ACM Neto anunciou nesta quinta-feira (09) que na próxima semana a Prefeitura lançará o edital de licitação da primeira etapa do BRT (Bus Rapid Transit) que vai ligar a Estação da Lapa à região do Shopping da Bahia. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada no Palácio Thomé de Souza, ao lado do ministro das Cidades, Bruno Araújo, que está em Salvador para conhecer o sistema metroviário que ligará a capital baiana ao município de Lauro de Freitas e discutir a liberação de recursos federais para outras obras na cidade, a exemplo de contenção de encostas. O governo federal já liberou R$ 408 milhões através de operações de crédito junto à Caixa Econômica Federal (CEF) apenas para a primeira fase do corredor viário.