Política

Bancada de Oposição destaca investimento federal nas obras do metrô.

“Cadê o dinheiro do governo do estado”?, pergunta o líder Leur Lomanto Jr
Da Redação , Salvador | 09/03/2017 às 20:05
Leur Lomanto Jr, líder da Oposição na Assembleia
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A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia questionou a paternidade das obras do metrô de Salvador, atribuída em propagandas ao governo do estado. Segundo os oposicionistas, o governo baiano (PT) engana a população ao não deixar claro que o governo federal tem sido o responsável por destravar a construção do sistema metroviário na capital baiana. Os deputados estaduais acompanharam a reunião do ministro das Cidades, Bruno Araújo com o prefeito ACM Neto (DEM) e a visita ao metrô, realizada hoje. O ministro ressaltou que a construção tem mais de 90% dos recursos bancados pela gestão federal.  

O grande montante de recursos do governo federal junto a iniciativa privada soma R$3,8 bilhões. Enquanto o estado financiou somente serviços de consultoria.  “Aqui temos um aporte maior do que a soma de investimentos de alguns estados da Federação e, sobretudo, um reconhecimento nosso da importância que significa para a mobilidade e desenvolvimento de Salvador e da região metropolitana”, disse o ministro Bruno Araújo.

“O metrô só está nos trilhos porque esse é um compromisso do governo federal, do presidente Michel Temer. O governo federal tem encampado a obra, não medindo esforços para continuar a investir na melhoria da mobilidade urbana em Salvador. O governo da Bahia alardeia ser o principal financiador e promove uma mentira tamanho G ao tentar se apropriar da obra. Gastam milhões em propagandas, quando na verdade o sistema foi selecionado pelo programa federal, que visava investir nas grandes cidades do Brasil”, frisou o líder da Bancada, deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB).

O deputado estadual Pablo Barrozo (DEM), também criticou a postura do governo Rui Costa (PT) e lembrou que a prefeitura de Salvador, na gestão do prefeito ACM Neto (DEM) deu os primeiros passos para a instalação do metrô ao abrir mão do ISS sobre os serviços, além de ter reduzido o percentual do tributo para o transporte de 5% para 2%. O município também cedeu ativos à CCR e ao governo do estado, além de ter cedido terrenos para viabilizar a obra. “É essa parceria entre o governo federal e a prefeitura que tem feito o metrô se tornar uma realidade e com certeza vai concretizar outras melhorias para a capital baiana, a exemplo do BRT que está a caminho”, afirmou.