Política

Câmara de Salvador entrega honrarias e faz sessões especiais

Mais homenagens estão previstas para os próximos dias
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 29/08/2016 às 22:19
Entrega de título ao prof. José Dirson
Foto: Valdemiro Lopes

Enquanto as sessões ordinárias não acontecem, por conta da campanha eleitoral, a Câmara de Salvador continua homenageando personalidades da Bahia. Na noite desta segunda-feira, 29, o tenente-coronel da Polícia Militar Valci Góis Serpa de Oliveira recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares, numa solicitação do presidente do Legislativo, Paulo Câmara (PSDB).

A honraria é dedicada a pessoas atuantes no combate ao racismo, discriminação e intolerância em Salvador e no estado da Bahia. Segundo o tucano “é sabido que a instrução militar direciona para a disciplina, o respeito às hierarquias, aprendizado de ação coordenadas, deixando um legado de resgate da cidadania. O nosso homenageado tem registrado no seu currículo a ocupação de vários cargos que enriqueceram suas experiências e contribuíram para o desenvolvimento de muitas pessoas”.

O militar também esteve à frente do ProJustiça (da Justiça Federal), que resgatou 160 menores em estado de risco através de atividades esportivas, reinserindo-os na sociedade. Ele agradeceu: “Eu fico bastante lisonjeado pela lembrança do vereador. Mesmo estando em Itabuna ele lembrou os nossos feitos aqui na cidade de Salvador, como também no interior do Estado, sempre protegendo o cidadão de bem, evitando que a cidadania e a democracia sejam dilapidadas”.

Carybé restaurado

Também por iniciativa de Paulo Câmara o restaurador e professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA-UFBA), José Dirson Argolo, natural de Jaguaquara, tornou-se o mais novo Cidadão Soteropolitano.

Na oportunidade o homenageado anunciou a doação à CMS da obra em cerâmica vitrificada e policromada “Thomé de Souza”, de Carybé. Segundo ele o trabalho foi lhe ofertado pelo próprio artista: “Há muito tempo penso em torná-la de domínio público, doando para o acervo da Câmara”. A peça, produzida em 1978, retrata o primeiro governador da Bahia em oito partes, no formato de tijolo, com a dimensão total de 2,20 metros de altura por 1,0 metro de largura.

Reitor da UFBA

Outro considerado como soteropolitano foi  o cachoeirano João Carlos Salles, reitor da UFBA, através de um pedido de Aladilce Souza (PCdoB), no dia 19 passado. Ela destacou o compromisso com a educação inclusiva e de qualidade por parte do professor. Em sua opinião é um desafio para qualquer reitor coordenar uma instituição tão importante: “Algo que João vem conseguindo cumprir com total empenho, mesmo diante de um cenário político desfavorável para a educação”.

Visivelmente emocionado Salles demonstrou orgulho e gratidão: “Fico muito feliz e contente com essa homenagem e a unanimidade na aprovação desta honraria me deixa ainda mais satisfeito. Para mim, isso quer dizer que os vereadores, em sua totalidade, aprovam o que foi feito por mim e entendem que a minha trajetória de serviços à cidade, desde 1975, é digna deste título”.

Mais homenagens

Entre os próximos distinguidos está o jornalista e deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ), nascido em Alagoinhas (BA), que também receberá título de cidadão no dia 9 de setembro, às 9 horas, através de projeto de Aladilce.

Segundo ela será um reconhecimento à trajetória profissional do parlamentar e pelas contribuições na luta em favor da liberdade e dos direitos humanos: "Além de um amigo, dos tempos de Alagoinhas, Jean é um exemplo de parlamentar, que se destaca como uma das vozes mais éticas e justas, diante de uma Câmara marcada por escândalos de corrupção, pautas retrógradas e manobras antidemocráticas". 

Advogada cidadã

Honraria semelhante será entregue à advogada Maria Berenice Poli, natural de Blumenau, Santa Catarina, na próxima quinta-feira, 1º, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal, pelo presidente Paulo Câmara.

Em sua justificativa o legislador afirma que Poli “desenvolve com entusiasmo a advocacia, com atuação nas áreas cível e comercial, tornando-se profissional conceituada e reconhecida, em especial na área do Direito de Família, ramo ao qual se dedica em especial. Tem seu currículo enriquecido com a participação em cursos, seminários, simpósios, congressos e conferências de aperfeiçoamento e atualização profissional, o que lhe possibilita enriquecer a assessoria que presta aos clientes, proferindo palestras no âmbito empresarial que atua”.

Contra o racismo

Outra Medalha Zumbi dos Palmares será outorgada por Silvio Humberto (PSB) à socióloga Vilma Reis na quarta-feira, 31, às 19 horas. Ela é ouvidora da Defensoria Pública do Estado e referência nacional na luta antirracista, contra o genocídio da juventude negra, na defesa das comunidades LGBT, dos direitos das religiões de matriz africana, além de ter atuação de destaque pelo reconhecimento do Quilombo Rio dos Macacos.

“Vilma Reis sempre deu uma forte contribuição para transformar Salvador, a Bahia, o Brasil em um lugar mais justo. É uma mulher que serve de inspiração para nossos jovens. Vilma é um ser humano que nunca se furtou da luta contra todas as formas de discriminação. Sempre nos lembra de Lélia Gonzalez, ao repetir que chama todos pelo nome e sobrenome, para que o racismo não coloque apelido. Por isso, ela merece receber essa honraria, que leva o nome do maior herói negro brasileiro”, explica o socialista.

Deputado e bombeiros

Também terá a mesma distinção, pelas mãos de Toinho Carolino (PTN) o deputado federal e presidente estadual do PTN, João Carlos Bacelar na sexta-feira, 2, às 19 horas. De acordo com o edil “quando foi vereador de Salvador Bacelar se destacou como líder da Frente Nacional de Vereadores contra o Racismo. Na condição de secretário municipal de Educação desenvolveu projetos pedagógicos voltados para a inclusão de conteúdo afrodescendente nas escolas. Já na Assembleia Legislativa ampliou o trabalho em prol dos negros, sendo um dos deputados mais atuantes na apresentação de propostas e promoção de debates sobre a violência contra a juventude negra e novas oportunidades para esse segmento social”.

Já Vânia Galvão (PT) homenageou membros do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia (CBMBA) com “Certificados de Reconhecimento aos Serviços Prestados” e destaque para os que passaram para a reserva. Além disso a sessão foi aprovada como regimental pela CMS e acontecerá todos os anos, no 2 de julho, Dia dos Bombeiros Militares no Brasil.

Ela salientou que a sessão serviu para mostrar tudo que a corporação militar representa para Salvador e o Estado, principalmente na execução de atividades da defesa civil, como em casos de deslizamento de terra nas encostas da cidade; a prevenção e combate a incêndios; a busca, o salvamento e os socorros públicos: “É o reconhecimento da cidade de Salvador por todo o trabalho que é desenvolvido pelo o Corpo de Bombeiros na área civil”.

Dia do Maçom

O Dia Municipal do Maçon foi celebrado no dia 19 (comemorado em 20 de agosto) por iniciativa de Alfredo Mangueira (PMDB). A reunião registrou uma década de homenagens à Maçonaria e contou com as presenças do grão mestre Jair Tércio Cunha Costa, da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia; e o grão mestre Silvio Souza Cardim, do Grande Oriente do Estado da Bahia.

 Após a abertura do evento e execução do Hino Nacional, a sessão passou a ser conduzida pelo vereador Pedrinho Pepê (PMDB), para que o autor da resolução fizesse uso da palavra.

“Eu me sinto muito feliz, pois já são dez anos realizando esta grata homenagem à nossa sublime Ordem e meus ilustres irmãos”, disse o pemedebista, que é maçom.

Cunha Costa revelou a disposição em “ajudar qualitativamente e quantitativamente a cidade” e abordou a necessidade de discutir a crise enfrentada pelo Hospital Martagão Gesteira, em grande crise financeira.