Mais de 150 atendimentos à população foi o resultado do trabalho da Ouvidoria da Câmara de Salvador no primeiro semestre deste ano. Desse total foram 102 solicitações, 24 reclamações e 15 pedidos de informação e orientação. A maioria dos casos chegou através do Portal Transparência da Câmara (www.salvador.ba.leg.br) e das caixas de sugestão itinerantes, mas também coleta presencial.
Para o ouvidor-geral, Henrique Carballal (PV), o órgão está cumprindo seu papel de receber e encaminhar as demandas da sociedade e abrir espaço para a discussão de temas de interesse popular: “Sempre procurei separar meu mandato como vereador de minha gestão como ouvidor, o que vem contribuindo para fortalecer a Ouvidoria como um canal de comunicação independente e autônomo entre a população e a Câmara”.
Ele destacou ainda o convênio celebrado com a Ouvidoria Geral do Município para implantação do Fala Salvador, novo sistema de registro e encaminhamento das demandas recebidas, e o treinamento recebido pela equipe técnica para uso da Plataforma.
Em sua opinião é preciso ampliar ainda mais a atuação do órgão no segundo semestre deste ano: “O novo sistema vai modernizar os procedimentos ligados ao atendimento ao público, mas queremos expandir nossa atuação, chegar mais próximo das pessoas e ir aos bairros conhecer as demandas da comunidade”.
A Ouvidoria também esteve presente nas audiências do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), coletando solicitações e sugestões dos cidadãos. Ao todo, foram recolhidas 64 manifestações, que foram encaminhadas às comissões responsáveis por gerir os projetos.