Os primeiros passos de Moema tentando voltar a Prefeitura de Lauro de Freitas
Da Redação , Lauro de Freitas |
23/05/2016 às 10:13
Moema diz que o prefeito Márcio não cumpre compromissos
Foto: DIV
Lançada no último dia 21 a pré-ecandidatura da deputada federal Moema Gramacho a prefeita de Lauro de Freitas, em encontro no Diretório Municipal do PT, a Construção do Programa de Governo Participativo.
Moema que tem apenas 1 anos de 5 meses como deputado disse que disponibilizou o seu nome para a tarefa de construir uma alternativa para Lauro de Freitas, a partir do clamor popular. Afirmou ainda que se sensibilizou com as falas de trabalhadores, mulheres, juventude, estudantes, pastores e igrejas em geral, empresários, movimentos de cultura e esporte, dentre outros, que sempre a abordou e mandou mensagens destacando a necessidade dela voltar a levar uma administração ‘responsável, confiável e comprometida com os interesses de toda a população’.
Segundo ela, a cidade está abandonada. “O prefeito atual, segundo as pesquisas de opinião, tem mais de 70% de rejeição. Ele não cumpre as negociações feitas com a sociedade e, por isso, não se deve dar crédito a quem abandonou a cidade a própria sorte”,
Na mesa estiverampresentes: o Deputados Federal, Jorge Sola; Deputado Federal e Líder do PT na Câmara, Afonso Florence; Deputado Federal Licenciado e Secretário de Turismo, Nelson Pelegrino; Deputado Estadual do PSL Manassés; Deputadas Estaduais do PT, Fátima Nunes, Deputada Estadual, Maria Del Carmen; Deputado Estadual do PT, Bira Coroa; Ex Deputado Estadual Galdino Leite; Secretários Estaduais Eugénio Splenger de Meio Ambiente; Geraldo Reis de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social; Jerônimo Rodrigues de Desenvolvimento Rural, Cesar Lisboa Assessoria Especial do Governador Rui Costa; Jones Carvalho da Executiva Estadual do PT; Penildo, Pró Reitor de Graduação da Universidade Federal da Bahia; Vereadora de Lauro de Freitas Mirela Presidente do PSD Municipal;
Vereadora de Lauro de Freitas Naide Brito Presidente do PT Municipal; Vereador de Lauro de Freitas Wagner do PTB; Representante do Vereador Lula Maciel, Eduardo; Presidente do PTB Municipal Welington, Representante do PRTB, Presidente do PSL Débora Regis; Presidente do PMN Edson, Presidente do PTdoB Gomes.
COMENTÁRIO DO BJÁ
Depois de ter errado na escolha do seu candidato a prefeito, em 2012, colocando João Oliveira e atropelando seus parceiros, a prefeita Moema perdeu a sucessão para Márcio Paiva, do PP de João Leão.
Agora, eleita deputada federal em 2014, vai abandonar as bases que a elegeram, graças também a um esforço do ex-governador Jaques Wagner, para tentar voltar a Prefeitua de Lauro.
Hoje, embora o prefeito Márcio esteja desgastado diante de sua fraca administração ainda mantém boas alianças partidárias - PCdoB, PSB, PDT, etc - que já foram de Moema, mas ela escorraçou em 2012.
Ainda assim, mesmo isolada, Moema ainda é uma forte pré-candidata, mas, não se pode subestimar Márcio, que tem bom trabalho nas áreas da saúde e comunitárias.
Vale observar, ainda, que Chico Franco (ex-aliado de Moema e ex-aliado de Leão) ensaia uma candidatura a prefeito pelo DEM e isso pode favorecer Moema ou também a Márcio.