Política

LUIZ CARLOS SUÍCA acusa Guarda Municipal de parecer verdadeira milícia

O petista questiona a qualificação dos guardas para usar armas
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 18/05/2016 às 18:50
Suíca: GM é uma verdadeira milícia
Foto: LB

“Não é a primeira vez que agentes de limpeza são agredidos por guardas municipais. São casos recorrentes. Parece uma verdadeira milícia. Queremos que o comando da Guarda Municipal afaste imediatamente quem cometeu este ato completamente desproporcional. O gari em momento algum atentou contra a vida de alguém”.

A declaração é do vereador Luiz Carlos Suíca (PT) sobre a ação de um agente da Guarda Municipal, que atirou no gari Bruno Conceição Santos após ele furar o bloqueio montado em uma blitz, na madrugada de terça-feira, 17, na Avenida Bonocô. O petista, que é diretor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana da Bahia (Sindilimp-BA), pediu que o comando da Guarda tome providências diante da gravidade do caso, responsabilizando criminalmente o autor do disparo por tentativa de homicídio.

Ainda de acordo com o edil armas do calibre ponto 40 só podem ser utilizadas por policiais civis e militares. Ele questionou a capacitação dos profissionais para portar armamento de fogo em situações críticas.

Segundo a ocorrência registrada no posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), Bruno estava com o documento vencido e por isso não parou na blitz. Ao perceber que o motociclista tinha furado o bloqueio montado pela Guarda, um dos agentes fez o disparo que atingiu o braço esquerdo do gari.

Em protesto, os trabalhadores em limpeza urbana de Salvador paralisaram as atividades na manhã de terça-feira. O gari baleado é funcionário da Revita.