“Crise na assistência obstétrica em Salvador” é o tema da audiência pública que as comissões da Mulher e da Saúde da Câmara Municipal realizarão no próximo dia 28, às 14 horas, no Centro de Cultura da Câmara. O objetivo é reunir especialistas e interessados em torno da discussão do tema para diagnosticar problemas e pensar em soluções para eles.
De acordo com a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) “nos últimos dois anos sete maternidades de hospitais particulares fecharam. Quando elas fecham as pessoas que têm plano de saúde recorrem ao SUS e isso impacta seu funcionamento. O sistema, que já é carente de leitos e tem déficit de profissionais, fica superlotado”.
Um exemplo disso é o Hospital Santo Amaro, entidade com tradição em maternidade há cerca de 30 anos, que anunciou o fechamento, até dezembro, de seus 27 leitos de obstetrícia, onde são feitos 300 partos por mês.
Proteção animal
No dia 29 a mesma Comissão da Mulher fará um debate sobre o papel feminino na proteção animal, coordenado por Ana Rita Tavares (PMB). O evento acontecerá no foyer do espaço multiuso do Legislativo Municipal, às 17 horas.
Combate à hipertensão
Com objetivo de mobilizar a população e os profissionais da rede de saúde de Salvador, o Odiosvaldo Vigas (PDT) promoverá nesta segunda-feira, 26, as comemorações pelo Dia Municipal de Combate à Hipertensão Arterial, instituído por meio de lei de sua autoria.
Será no Centro Cultural da Câmara, das 15 às 17 horas, e contará com palestras sobre o tema e profissionais medindo pressão arterial e glicemia. Um dos palestrantes será o cirurgião cardíaco Joberto Sena, que faz parte da diretoria do Funcor (Fundo do Coração), autarquia da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seccional Bahia.