Política

HILTON COELHO quer transparência no caso da ONG Pierre Bourdieu

O vereador parabenizou também o novo reitor da UFBA
, da redação em Salvador | 09/09/2014 às 19:13
Hilton: convênios precisam ser esclarecidos
Foto: Limiro Besnosik

O esclarecimento dos convênios celebrados entre a Secretaria Municipal de Educação e a ONG Pierre Bourdieu continua sendo cobrado pelo vereador Hilton Coelho (PSOL). Integrante da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara de Salvador ele promete continuar acompanhando as investigações.

“Como membro do colegiado, tenho acompanhado, junto com o vereador Silvio Humberto (PSB) que a preside, diversas escolas e creches e sabemos o quanto falta de infraestrutura e investimentos na área. É uma vergonha ver tanto dinheiro público escoar para a corrupção, algo evidente neste caso Pierre Bourdieu”, afirma.

Segundo o socialista os contratos firmados na gestão anterior somam quase R$ 64 milhões, pagos entre julho de 2011 e setembro de 2012: “Em agosto, aconteceu um novo escândalo envolvendo a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), conforme apuração da segunda etapa da Operação Prometheus”. As investigações apuraram o desvio de aproximadamente R$ 120 milhões.

Ainda de acordo com o edil uma nova denúncia apareceu: “A imprensa revela que Hane Adriele Sanches Alves e Patrícia Santos Ramos, prestadoras de serviço da ONG, tiveram R$ 3 milhões depositados em suas contas pessoais. A Justiça bloqueou a conta bancária do advogado Michel Reis, irmão do deputado estadual Bruno Reis (PMDB), que teria recebido R$ 2 milhões”.

Para o legislador “este período eleitoral não pode servir de cortina de fumaça e esconder os corruptos envolvidos com a mafiosa Pierre Bourdieu. Queremos e exigimos ética e correção no uso de recursos públicos”.

Parabéns

Mestre em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Hilton cumprimentou o novo reitor da instituição, João Carlos Salles, que tomou posse oficial na última segunda-feira, 8: “Tive a honra de apoiar sua candidatura junto à comunidade acadêmica. Sua dedicação ao ensino, pesquisa, extensão e gestão na UFBA o credencia para uma excelente administração. Seu compromisso com a defesa irrestrita da excelência acadêmica e da inclusão social, com a autonomia da Universidade e o aprofundamento da democracia, merece todo o nosso apoio. Participaremos da posse com muito orgulho e esperança”.

A presidente do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), em Salvador, Zilmar Alverita, graduada em Filosofia na UFBA e com mestrado em Estudos de Gênero e Feminismo, no Programa de Pós-Graduação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) da UFBA, também expressou sua satisfação diante da posse do novo reitor.

Para a feminista e dirigente partidária Salles “tratará com igualdade todos os seus cursos e unidades, respeitando suas especificidades disciplinares e interdisciplinares, e removendo obstáculos à realização de seus mais elevados objetivos acadêmicos. Queremos uma UFBA que reafirme seu compromisso histórico com a expansão do ensino superior e que contribua com a efetiva inclusão social”.