O vereador J. Carlos Filho (PT) deu entrada em projeto de lei na Câmara de Salvador propondo a realização de campanha de incentivo ao uso de preservativos nos motéis e estabelecimentos similares da capital baiana. O objetivo, segundo ele, é contribuir “para a conscientização e a prevenção das doenças infecciosas transmitidas pelas relações sexuais, como a AIDS”.
Essas ações, acredita, vão repercutir positivamente na saúde da população: “Temos que ressaltar a importância da prevenção relacionando a vida saudável aos benefícios do sexo sem risco de contaminação”.
O petista reconhece a existência de diversas campanhas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, mas observa o crescimento acentuado do índice de pessoas contaminadas pelo vírus da AIDS, principalmente entre os jovens. “Isto faz com que novas medidas sejam adotadas, no sentido de combater essas doenças”, justifica.
A desinformação, em sua opinião, é um dos fatores responsáveis pelo contágio: “A conscientização das pessoas através de slogan ou frase de efeito contribuirá significativamente no controle das doenças sexualmente transmissíveis em Salvador”.