Quarenta e um atendimentos aos cidadãos foram realizados pela Ouvidoria da Câmara de Salvador durante o segundo trimestre deste ano. De acordo com o balanço divulgado pelo órgão a própria CMS é setor mais citado, com 14 registros. Em seguida estão serviços da Prefeitura, como as Superintendências de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e de Conservação e Obras Públicas (Sucop), com quatro manifestações cada.
Para a ouvidora-geral, vereadora Aladilce Souza (PC doB), os números mostram que a população da cidade identifica cada vez mais a Ouvidoria como um canal de comunicação direta: “É o reconhecimento de nossa atuação no trabalho de ouvir, encaminhar as demandas aos órgãos competentes, cobrar deles e responder ao cidadão”.
Dos atendimentos 22 registros foram reclamações, seguidas das solicitações e dos pedidos de informação, ambos com oito manifestações. O desempenho das repartições os órgãos municipais e a infraestrutura receberam maior número de queixas com 11 vezes.
Aparecem ainda questões de transparência pública (oito) e os serviços de saúde (seis). O relatório final dos casos atendidos nesse período foi enviado para a Sucop, Sucom, Ouvidoria Geral do Município (OGM), além das diretorias, Procuradoria Jurídica, Controladoria e Presidência da Câmara.
Primeiro trimestre
No primeiro trimestre, a infraestrutura e o transporte público da cidade foram os setores mais demandados pelos soteropolitanos, com 14 e seis citações, respectivamente. No total foram 46 atendimentos, dentre as quais 29 reclamações e sete denúncias.
A Ouvidoria da Câmara fica no prédio do Paço Municipal, na Praça Tomé de Souza. As manifestações podem ser realizadas pelos telefones 3320-0438/0252/0113 ou por e-mail: ouvidoriacms@cms.ba.gov.br. Também é possível preencher formulário no site do órgão (www.cms.ba.gov.br/ouvidoria_aspx).