A implantação de um batalhão da Polícia Militar Montada em Ilha de Maré foi solicitada ao governador Jaques Wagner pelo vereador J. Carlos Filho (PT). Segundo ele a localidade tem “grande potencial turístico e os moradores, veranistas e turistas da ilha estão sofrendo com a falta de um departamento da Polícia Militar. Como na ilha não circula automóvel, o ideal seria que a Polícia Militar Montada fizesse a segurança”.
Em sua justificativa o petista afirma que a PM é um dos mais importantes instrumentos do Estado para manter a ordem, a paz e a segurança dos cidadãos: “O art. 144 da Constituição Federal estabelece que: A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos policiais”.
Insegurança pública
Ainda na área da segurança pública Alcindo da Anunciação (PT) sugeriu a criação de uma comissão temporária na Câmara de Salvador para discutir a segurança pública no Estado. Em sua opinião “nós somos vereadores da terceira capital do país. Não podemos ficar assistindo esta situação delicada da segurança pública da Bahia de braços cruzados”.
Em pronunciamento na tribuna da CMS ele denunciou o crescimento da violência na Região Metropolitana de Salvador, incluindo o assassinato de vários policiais. Considerou um “genocídio” o aumento da violência contra a juventude negra na Bahia: “Se o policial está inseguro, imaginem o cidadão comum”.
Ele reconheceu que o governo do Estado tem se empenhado na questão, mas Kiki Bispo (PTN) defendeu ser é preciso mais investimento para “termos uma segurança pública melhor”.