Estabelecimento comercial que comprar e vender fios de cobre com origem clandestina terão seus alvarás de funcionamento cassados. É o que prevê o projeto de lei apresentado pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador Paulo Câmara (PSDB), para apreciação dos colegas.
O objetivo, diz o tucano é combater o roubo desse material, cuja incidência tem crescido muito. Segundo ele “combater os que usam dessa prática marginal é preciso e é constitucionalmente exigido, mas o maior e melhor combate são a prevenção e fiscalização dos receptores, ou seja, a destinação final desse produto adquirido de forma ilícita”.
Os fios são utilizados pelas companhias elétricas e de comunicação e tornaram-se alvo de criminosos que se aproveitam da falta de fiscalização para estabelecer seu comércio ilegal. Recentemente, o roubo de fios de cobre no bairro de Nazaré deixou mais de 30 mil pessoas sem acesso à internet e outros serviços básicos.