Os vereadores Marcell Moraes (PV) e Tiago Correia (PTN) entraram em rota de colisão na Câmara de Salvador. O primeiro deu entrevista defendendo a castração gratuita de cães com prejuízo para os veterinários e o segundo rebateu: “Ele faz uma defesa apaixonada da sua causa, mas esquece que quem realiza essas cirurgias são profissionais que são remunerados para isso, profissionais como outros que têm contas para pagar”.
Para o trabalhista, veterinário de formação, fazer filantropia é direito de qualquer um, sendo ou não profissional, e a resistência do colega é fruto de “visão apaixonada que tem pelos animais”, mas alerta para a importância de não confundir sentimentos com questões médicas e técnicas. Não deixou de elogiar, porém, projetos relevantes do colega, a exemplo do Hospital Público Veterinário.
Segundo Tiago “muitas vezes o leigo acredita que o melhor para o animal é tratá-lo como um humano, esquecendo que cada um tem suas necessidades biológicas e hábitos que variam muito de espécie para espécie. Logo, quando é dado o tratamento específico, o mesmo não é entendido ou aceito por quem não tem os conhecimentos técnicos. Por exemplo, existem pessoas que insistem em dar banhos diários em cães e alimentá-los com comida humana, até mesmo bolo, sem saber o prejuízo que causam ao animal”.
Em sua opinião o exercício da medicina veterinária hoje em dia é muito especializado, existindo clínicas muito bem aparelhadas, que não devem nada às humanas, com custo alto e alta demanda. “A sociedade precisa entender a importância que o médico veterinário tem em nossas vidas, estando presente desde o café da manha, quando o leite, a manteiga, o queijo e o presunto foram inspecionados desde o momento da sua produção até o seu beneficiamento. Isso sem falar nos programas de saúde pública, combatendo zoonoses como raiva, tuberculose e outras doenças que são perigosas para a vida humana”, defendeu.
O papel do veterinário, continua, vai muito além de cuidar de animais: “É uma profissão bastante complexa e muito importante para o avanço científico, pois programas de melhoramento genético em animais, além de aumentar a produção que nos alimenta, trouxeram grandes conquistas para a reprodução humana, como também pesquisas na área de nutrição animal produziram muito conhecimento importante na nutrição humana. O que é preciso de fato é a valorização e o reconhecimento de uma profissão que é muitas vezes esquecida e pouco valorizada”.
Para ele o veterinário não é apenas “médico de cachorro”: “Somos muito mais! E em relação a desvios de conduta, qualquer profissão está sujeita a isso, mas tenho total confiança no Conselho de Medicina Veterinária que é muito atento e atuante”.