Política

POSTO DE combustivel em Stella Maris gera reação na Câmara de Salvador

Obra foi embargada por não possuir licença do Departamento Nacional de Produção Mineral
, da redação em Salvador | 08/07/2014 às 20:25
Vânia: danos ambientais em Stella Maris
Foto: Limiro Besnosik

A implantação de um posto de combustíveis na Avenica Caribé, em Stella Maris, está gerando polêmica na Câmara de Salvador. A vereadora Vânia Galvão (PT) enviou oficio ao secretário municipal de Urbanismo e Transporte, Fábio Mota, pedindo informações sobre a concessão da licença ambiental à Construtora NM para construir e operar o equipamento.

A Universidade das Dunas (Unidunas) denuncia o forte impacto ambiental causado pelas obras. Segundo moradores e o presidente da organização não governamental, Jorge Santana, já foram retiradas mais de 150 caçambas de areia das dunas do local. Além disso, garante a instituição, a região é uma Área de Proteção Ambiental (APA), onde existem mananciais de rio.

Para a edil petista o empreendimento fere em grau máximo o meio ambiente do local, desfigurando a paisagem de Salvador, com riscos incalculáveis ao meio ambiente: “Estamos falando de armazenamento de gasolina, etanol, diesel e outros combustíveis em uma APA, fato gravíssimo. O que acontece em Stella Maris é reflexo de uma administração sem uma política firme no que diz respeito ao meio ambiente. Assim que recebermos as informações da Semut divulgaremos à imprensa”.

As irregularidades denunciadas pela Unidunas a obra foi embargada na segunda-feira, 7, pois além da retirada de areia não havia licença do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

O caso foi relatado também à Ouvidoria da CMS, que encaminhou ofícios à Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e à Secretaria Municipal da Cidade Sustentável (Secis). Segundo sua titular, Aladilce Souza (PCdoB) foi solicitada uma vistoria no local para apurar as denúncias.