vide
ASCOM EF , JEQUIÉ |
29/05/2014 às 13:23
Rio nasce em Maracás e atravessa toda uma região da Bahia
Foto: DIV
O deputado Euclides Fernandes (PDT) encaminhou documentação à Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) solicitando providências para que o Hospital Municipal de Irajuba deixe de canalizar seu esgoto diretamente para o rio Jiquiriçá, pois em curto prazo poderá comprometer a qualidade da água do rio e impedir o seu consumo pelas comunidades dos demais municípios que têm suas terras banhadas pelo rio.
O rio Jiquiriçá e alguns afluentes recebem elevadas cargas poluentes das cidades que atravessam, sendo também depositário de resíduos sólidos provenientes das atividades urbanas e rurais, porém os dejetos proveniente do hospital Municipal de Irajuba tem uma carga poluente muito mais grave com consequências de contaminação para quem vier a consumir suas águas, seja a população diretamente, seja na irrigação de produtos alimentícios ou mesmo pelo gado.
O rio Jiquiriçá, independente dos seus afluentes, nasce no município de Maracás, passa por Planaltino e Irajuba. Dai segue por Santa Inês, Ubaíra, Jiquiriçá, Mutuipe, Laje, Jaguaripe e Valença, até chegar ao oceano Atlântico. Dessa forma, as populações de sete muncicípios estão correndo riscos de contrair doenças em razão dos dejetos oriundos do Hospital de Irajuba. A contaminação poderá vir através do consumo direto ou pelo consumo das flora e fauna do rio.
Os vereadores Leandro da Hora Narde (PMN), Josué Pereira dos Santos (PDT) e Mário Augusto Barbosa Santos (PMDB), todos de Irajuba, levaram a denúncia ao deputado Euclides Fernandes solicitando apoio e explicando que a saída do esgoto desemboca no rio bem embaixo da ponte, de maneira disfarçada. Eles esperam que providências imediatas obriguem o hospital a adotar o sistema de fossa séptica, visto que não há, a curto prazo, possibilidade de implantação de sistema de esgotamento sanitário no município.
Apenas seis municípios, com maior densidade populacional e onde o problema é mais grave, já têm projetos para o sistema de esgotamento sanitário, em fase de execução.
A fossa séptica é uma solução adotada em boa parte da região, embora sem orientação técnica para evitar contaminação do lençol freático. A Bacia Hidrográfica do rio Jiquiriçá, localizada na região centro leste do Estado da Bahia, ocupa uma área de quase 7 mil km², com características climáticas diversificadas. Ao longo do percurso do rio, da sua nascente até o encontro com o mar são encontradas vegetação de caatinga sucedida por florestas remanescentes da Mata Atlântica(Baixo Jiquiriçá), ambas bastante descaracterizadas.