O centenário de nascimento do cantor, compositor baiano Dorival Caymmi foi homenageado pela Câmara Municipal de Salvador na noite da última segunda-feira, 28, através do projeto Oficinas Literárias e Sarau de Poesia. O artista nasceu em 30 de abril de 1914 e faleceu em 16 de agosto de 2008, aos 94 anos, no Rio de Janeiro.
Gestor do Centro de Cultura da Câmara e idealizador do projeto, o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) ressaltou “a incomparável baianidade de Dorival Caymmi”. O cantor, segundo o trabalhista, levou a Bahia para fora das suas fronteiras, cantando o estado no Brasil e no mundo: “Ele teve a capacidade de mostrar a simplicidade do povo da Bahia, enaltecendo a ancestralidade da nossa cultura”.
O edil lembrou os vários poemas e muitas canções dedicadas a Itapuã pelo músico, uma paixão declarada. Citou ainda os monumentos em homenagem ao compositor e a outro grande nome da cultura brasileira, Vinícius de Moraes, amigo de Caymmi, também já foi homenageado pela CMS com o sarau de poesias.
Coordenador do projeto, o poeta baiano Edgar Velame mais uma vez ressaltou o valor do sarau para a cultura popular: “É com muita alegria que iniciamos mais um ciclo desse projeto que é de muito valor para a cultura de Salvador, da Bahia e do Brasil. E não poderíamos iniciar o ciclo de 2014 com um homenageado mais especial do que o nosso eterno Dorival Caymmi. Mais uma vez agradecemos ao vereador Odiosvaldo Vigas por abrir as portas da Câmara para poetas de grande talento e que, por falta de sensibilidade dos governantes, não têm oportunidade de mostrar seu trabalho. E isso aqui é inclusão social também, porque é aberto ao público e é de graça”.