Política

VEREADORAS são homenageadas pelo Sindicato dos Bancários da Bahia

As mulheres ainda não alcançaram participação mais significativa nas casas legislativas
| 14/03/2014 às 20:19
Homenagem às mulheres
Foto: Danilo Moraes

As vereadoras de Salvador Ana Rita Tavares (Pros), Aladilce Souza (PCdoB), Fabíola Mansur (PSB) e Vânia Galvão (PT) estiveram entre as oito representantes de cenário político baiano homenageadas pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, na manhã da última quinta-feira, 13. Destaque também para a senadora Lídice da Mata, as deputadas Alice Portugal (PCdoB - federal), a Luiza Maia (PT – estadual) e a professora da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Eliene Benício.

Ana Rita destacou a importância da conquista feminina nos espaços de poder: “É imprescindível a participação das mulheres na política porque, dessa maneira, podemos implantar políticas públicas de estado para assegurar os direitos das mulheres e de outros segmentos com forte participação feminina”.

Embora a Lei 9.504/97 assegure a reserva de 30% para as candidatas femininas o percentual delas no Congresso Nacional não chega a 10%. Dos 513 deputados federais, 45 mulheres foram eleitas nas eleições de 2010, ou seja 9% do total, apesar de representarem 51,95% do eleitorado no País, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na Câmara de Salvador dos 43 integrantes da atual legislatura apenas seis são mulheres (13%).