Política

CMS HOMENAGEIA poeta Castro Alves por seus 167 anos de nascimento

Também nesta sexta-feira haverá manifestação em frente à Casa em defesa da jornada de 30 noras para os profissionais de enfermagem
| 13/03/2014 às 18:43
Odiosvaldo: homenagem ao poeta dos escravos
Foto: Limiro Besnosik

A Câmara de Salvador realiza nesta sexta-feira, 14, uma homenagem ao poeta Castro Alves, em sessão solene às 15 horas, no Plenário Cosme de Farias. A atividade será mais uma vez presidida pelo vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), autor da proposição que transformou em regimental a reunião que era especial.

Antes do evento, às 14 horas, haverá um cortejo da CMS até a estátua do poeta, na praça que leva o seu nome. Na oportunidade, flores serão depositadas no monumento dedicado ao personagem, reforçando a passagem dos 167 anos de seu nascimento.

O tema será “Universo negro de Dorival Caymmi na obra de Castro Alves” para mostrar a relação existente entre do e do músico, antecipou Vigas. Ele convidou como palestrantes o professor Jorge Portugal, o antropólogo Antonio Godi e a sambista Juliana Ribeiro.

Segundo o edil a data será mais um grito dos baianos contra o racismo e em defesa da liberdade: “Infelizmente, na contemporaneidade, assistimos cenas de preconceito e de escravidão. Castro Alves lutou com a poesia para findar a escravidão, uma prática maligna que deve ser denunciada e combatida. É inadmissível que este mal ainda esteja presente na sociedade, só que de outras formas”.

Enfermagem

Também nesta sexta, às 10 horas, acontecerá em frente à Câmara um ato público em defesa da jornada de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem. Organizada pelo Fórum Baiano de Enfermagem 30 Horas, a manifestação tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a necessidade da decretação da carga horária desses trabalhadores e defender a aprovação, na Câmara Federal, do PL 2295/2000, que regulamenta a medida a nível nacional.

Após o ato, os sindicalistas, acompanhados pela vereadora e dirigente do Sindsaúde-Ba, Aladilce Souza (PCdoB), entregarão ao presidente da Casa, Paulo Câmara (PSDB), documento solicitando o apoio do Legislativo municipal à aprovação do PL2295.