Em ano político estaria em curso o fim da lua de mel
A Tarde , Salvador |
02/03/2014 às 17:58
Fiscal da Sucom interdita local que vendia cerveja não autorizada
Foto: Sucom
O monopólio de venda das cervejarias Itaipava e Nova Schin nos circuitos Dodô e Osmar motivou uma troca de farpas entre o governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM). Perguntado pela reportagem de A TARDE logo após entrevista coletiva na manhã deste domingo, 2, qual era sua opinião sobre a exclusividade dessas marcas no asfalto, o governador disse que a decisão da prefeitura é antipática ao folião. O prefeito ACM Neto respondeu que o sucesso do negócio gerou "ciumezinho" no governo.
Embora tenha reconhecido que a prefeitura levantou mais de R$ 20 milhões com a negociação, Wagner disse que tem visto muita gente insatisfeita. "Eu vi muita gente reclamando, eu quero a minha Skol, eu quero a minha isso, eu quero a minha aquilo. Não deixa de ser estranho, mas foi o produto que ele vendeu", disse o governador.
E continuou: "Ele vai ter que fazer a avaliação se compensa ou não ser vendido dessa forma porque a responsabilidade é da prefeitura, não minha. Mas como eu sou governador digo... nós (gestores) sempre temos um problema, posso falar por mim. Agora, eu nunca vendo um patrocínio e banco R$ 62 milhões", disse em tom provocativo.
Por sua vez, ao ser questionado por A TARDE, o prefeito ACM Neto disse não ter entendido "certas declarações do governador" já que Wagner "faz isso com a Arena (Fonte Nova) que tem nome da Itaipava". Ele disse que fechar o patrocínio foi a decisão mais "criativa, acertada e que vamos replicar nos outros Carnavais". Ele defende que com o dinheiro arrecado sobra lastro para investimento em saúde, educação e zeladoria da cidade nos restante do ano.
"A gente teve competência, capacidade de fazer mais dinheiro para cidade e talvez isso gere alguns ciumezinhos", disse Neto. O governador avalia que é diferente o monopólio de vendas em espaços aberto e fechado.
"Quando sobe o valor, a exigência de quem patrocina é maior. Por exemplo, a Itaipava patrocina a fonte nova. Mas é diferente quando está num ambiente fechado. Aqui você está em ambiente aberto, então, todos os vendedores que estavam com isopor com outra cerveja foram impedidos de entrar".
CARRINHOS DOS BLOCOS
Durante o desfile dos blocos Nana Banana e Banana Coral no Circuito Dodô, foi identificada a comercialização de cerveja não patrocinadora fora dos limites das cordas. A irregularidade resultou na apreensão de três carrinhos da bebida por fiscais da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom). Os responsáveis pelos blocos serão autuados. O material apreendido será encaminhado para o depósito da Secretaria Municipal de Ordem Pública.