Situação critica no Sul da Bahia
G1,Pimenta, Thame, redação , da redação em Salvador |
11/02/2014 às 18:32
Manifestantes destroem ponte
Foto: Blog do Thame
A morte do líder de um assentamento em Buerarema aumenta a onda de violência entre agricultores e índios tupinambás no Sul da Bahia. Uma manifestação de moradores em protesto contra a morte de um agricultor já deixa pelo menos 10 quilômetros de engarrafamento na BR-101. Eles acusam um índio pelo crime.
Segundo testemunhas, o agricultor identificado como Juraci Santana, 44 anos, foi morto na noite desta segunda-feira (10) quando viajava com a mulher em uma estrada de terra. Os criminosos ainda atearam fogo ao carro e à casa do produtor rural. A mulher de Juraci e a filha do agricultor testemunharam o crime.
Na manhã desta terça (11), após a morte do agricultor, os moradores do município iniciaram um protesto por volta das 10h no km-526. Parte do comércio foi fechado e houve passeata de moradores. Na BR-101, os manifestantes destruíram parte da pista que corta Buerarema e ameaçaram explodir uma ponte com dinamites.
MULHER FALA AO G1
O morador do assentamento de agricultores de Ipiranga, na zona rural do município de Una, foi morto na noite de segunda-feira (10). Em entrevista ao G1, no final da manhã desta terça, a esposa da vítima, Elisângela Oliveira, relatou o crime.
Ela conta que estava em casa com o marido e a filha de 17 anos, por volta das 21h, quando quatro homens armados invadiram a residência e disparam vários tiros contra Juraci dos Santos Santana, de 44 anos. Lembrando os momentos de terror, Elisângela relata que os suspeitos arrancaram a orelha do marido depois que ele estava morto.
"Estávamos vendo a novela quando eles chegaram. Eles ainda colocaram fogo no nosso carro e ameçaram nos matar caso apagássemos [o fogo]. Passamos o resto da noite escondidas no mato. Realmente, nada vai bem por aqui", desabafou Elisângela, ao afirmar que o corpo do esposo permanece no local até o início da tarde desta terça. A família aguarda a chegada do Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus.
CHOQUE COM PM
(Pimenta e Blog do Thame)
Uma tropa de choque com aproximadamente sessenta policiais militares tenta dispersar a multidão que interdita a BR-101 no quilômetro 526 desde as 10 horas da manhã desta terça-feira (11). A revolta iniciou nas primeiras horas da manhã com a execução do produtor rural Juraci Santana, em Una (acompanhe aqui).
O Batalhão de Choque usa bombas de efeito moral e balas de borracha contra os manifestantes. A multidão reage à ofensiva da polícia militar. Parte dos manifestantes atira pedra contra os policiais. O objetivo é, além de liberar a pista, evitar que uma ponte seja destruída. O asfalto foi removido e havia a ameaça de uso de dinamite pelos populares.