Alguns produtos deram show de bola e vendas em 2013 e prometem mais ainda em 2014, como a carne Friboi, o BB da L'Oreal e o HB20 da Hyundai.
Tasso Franco , da redação em Salvador |
01/01/2014 às 19:50
Chegada de 2014 e renovação de votos por um mundo melhor
Foto: BJÁ
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Retornam nesta quinta-feira, 2, as sessões da Assembleia Legislativa da Bahia com o objetivo de apreciar 28 projetos de leis pendentes, 3 PEC (Projetos de Emendas à Constituição) e a LDO (Lei de Direitrizes Orçamentárias), 2014, para, só assim, entrar em recesso.
2. Pelo andar da carruagem, sem acordo entre a base governista e a oposição, é provável que o recesso vá para o espaço e a Casa se reuna em mais vezes, em janeiro, até que as matérias sejam votadas. O projeto mais polêmico é o de antecipação de receitas de royallties do petróleo para cobrir deficit do sistema previdenciário.
3. O governador Wagner disse em entrevista à imprensa escrita que, não vê absurdos nessa antecipação, que o dinheiro não vai para ele e sim para uma causa nobre, desequilibrio de contas da Previdência o que atribuiu a "herança maldita" deixada por Paulo Souto e outros do PFL. Souto respondeu via A Tarde que, se deficit hoje existe é porque o governo Wagner não se precaveu, não reservou recursos para tal, e que se algum culpado existe se chama Wagner.
4. O certo é que o projeto está emperrado com a oposição pedindo vistas e alertando a sociedade para o que considera risco ao futuro gestor ter receitas que seriam suas antecipadas por outrem. O governo diz que não abre mão dessa receita e vai vencer a oposição pelo cansaço, cumprindo todos os prazos regimentais e utilizando toda a sua base.
5. A sessão da quinta será presidida pelo deputado petista Yulo Oiticica, vice-presidente da Casa, pois, o presidente Marcelo Nilo está no exterior e só volta ao país dia 6. Em tese, Yulo nada pode fazer para apressar o passo na votação. Isso depende mais do líder do governo, deputado Zé Neto (PT), na convocação dos deputados da base.
6. Em ano eleitoral, isso é até mais fácil, desde que o governo acene com boas soluções. Ou seja, deputados gostam de compensações.
********
7. O prefeito ACM Neto com apoio do governador Wagner e da iniciativa privada recolocou Salvador, novamente, no cenário dos réveillons do país. Isso é bom para a cidade do Salvador porque ajuda na economia, movimenta os serviços, o turismo e todos ganham. Agora, é não deixar a peteca cair.
8. A concorrência é forte. Mas, tem espaços para todos. Salvador, ademais, leva vantagem diante de tantos artistas famosos baianos.
9. Quem acredita em oráculos que faça suas orações. O certo, no entanto, é que 2014 continuará sendo regido pelo G20, o clube dos países mais ricos do mundo, e quem quiser melhorar suas plantas que sejam competitivos, trabalhem e rezem menos.
10. Ontem, na virada do ano, milhares de pessoas na Bahia ofertaram flores, perfumes e espelhos para Iemanjá. Faz parte da cultura local, assim como pular 7 ondinhas do mar, incensar a casa, vestir branco e assim por diante.
11. Isso tudo, no entanto, só vale se a pessoa for honesta, se praticar o bem, se ajudar o próximo. O ano não se resume a 1 dia.
12. Janeiro é, também, o mês dos reajustes de tudo. Começa pelo salário mínimo que saltou para R$724,00 (pouco para quem ganha e muito para quem paga) e vem por aí IPTU, IPI para veículos, aumento das passagens dos buzús e de alimentos. Mas, como todo ano isso é uma rotina na vida dos brasileiros, que assim seja.
13. Onde a crise passa ao largo e o PIB continua forte. Edir Macedo foi o campeão de vendas na literatura com 849.600 exemplares vendidos do seu "Nada a Perder2".
14. A SmartTV (ou televisor inteligente) que permite acesso a internet. Duplicou as vendas. Em 2014, com a Copa, o setor TV quer crescer + 14%.
15. A friboi invesiu R$100 milhões numa campanha de TV com Tony Ramos. No terceiro semestre faturou 20% a mais que um ano antes.
16. O Blemish Balm Cream foi o querido da indústria de cosméticos. O BB cream da L'oreal vendeu 1.300.000 unidades
17. O carro de luxo mais procurado foi o HB20 da Hyundai. Fabricado em Piracicaba a espera por um modelito desses chega a 140 dias.
18. Feliz Ano Novo.
19. Na virada do Ano, Wagner passou na sacada do Palácio Rio Branco, ao lado de Rui Costa; ACM Neto no camarote da Cayru carcado por partidários do DEM/PSDB/PMDB; a senadora Lidice da Mata, na praia. Ou seja, cada qual no seu cada qual.