Política

Câmara Municipal confere medalha Thomé de Souza a Antonio Medrado

Solenidade acontece na sexta-feira, a partir das 19h
Antonius ,  Salvador | 17/10/2013 às 09:26
Por iniciativa do vereador Alemão (PRP), a Câmara Municipal de Salvador concederá, em solenidade programada para esta sexta-feira (18), a partir das 19 horas, no Plenário Cosme de Farias, a medalha “Thomé de Souza”, ao delegado de polícia aposentado Antônio Medrado de Alcântara.

Alemão ressaltou a conduta ética, a capacidade de liderança e o domínio da oratória do homenageado. “Ele sempre esteve à frente do seu tempo”, pontuou, observando que Medrado é reconhecido pela competência, “integralmente comprovada em sua brilhante vida profissional”.  

Nascido em Juazeiro, em 11 de abril de 1937, diplomou-se em Direito, pela Universidade Católica de Salvador, em 1962, e já em 1967, após um breve período integrando o departamento jurídico da Petrobrás, ingressou nos quadros da Polícia Civil da Bahia, como delegado.

Ali, exerceu os cargos mais importantes, assumindo o de superintendente – o hoje equivalente ao delegado-geral – em 1977, com o coronel Luiz Artur de Carvalho na chefia da Secretaria da Segurança Pública, durante o governo Roberto Santos, permanecendo até 1979. Nesta época, tida como áurea da Polícia Civil, foram inaugurados a sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT), nos Barris, e os complexos policiais dos Barris, da Baixa do Fiscal e de Feira de Santana.

De 1971 a 1974, como titular da então 3ª Circunscricão Policial, localizada no Largo do Papagaio, em Itapagipe, elucidou todos os homicídios ocorridos na área. Bastante elogiado pelo trabalho desenvolvido naquela unidade policial, foi designado, em 1975, diretor da Divisão de Polícia da Capital (DPC), atual Departamento de Polícia Metropolitana (Depom).

Foi diretor do DPT, de 1979 a 1983, do Departamento de Polícia do Interior (Depin), de 1983 a 1987, e da Academia de Polícia Civil (Acadepol), de 1993 a 2005, e aposentou-se em 2007. Medrado recebeu a medalha Cruz de Bravura da Polícia Militar (1978), participou do Programa de Qualidade de Serviço Público Estadual (1997) e foi presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (Adpeb).

Outras atividades

Ainda estudante de Direito, jogou futebol pelo Vitória. Vigoroso zagueiro central, subiu para o time principal juntamente com Roberto Rebouças, com quem já formava uma respeitável dupla na equipe de aspirantes. Atuou também ao lado do lendário Nelinho e, embora jogando entre os profissionais, sempre foi amador. Abandonou os gramados em 1964, mas voltou a colaborar com o seu Vitória 10 anos depois, assumindo a vice-presidência de futebol. Prefeito do município baiano de Érico Cardoso, antigo Água Quente (1989 a 1992), integrou o Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Baiana de Futebol e atuou como jornalista esportivo nos primeiros anos da "Tv Aratu" – programa “No Campo do Quatro” – e no semanário "Equipe", de curta duração .