Acontece na sexta-feira, 11
ASCOM YO , Santo Antonio de Jesus |
09/10/2013 às 15:16
Vereador que teria sido agredido e o deputado Yulo
Foto: DIV
"Após caso de racismo com o vereador Cristiano Sena (PT), agredido verbalmente por um colega parlamentar no último mês", segundo o deputado Yulo Oiticica, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (SEPROMI) e a Rede de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa, realizam nesta sexta-feira (11), às 17h na Câmara de Vereadores do Município de Santo Antônio de Jesus, uma Audiência Pública para debater os recentes casos de racismo institucional registrados na região.
O tema voltou à discussão na última semana quando o vereador do PT foi chamado de preto, descarado e vagabundo, pelo seu colega de Casa, Délcio Mascarenhas, ao final de uma sessão. Na ocasião, o deputado e vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Yulo Oiticica (PT), realizou no município um ato de repúdio com a participação de representantes de grupos religiosos, movimentos sociais, populares e estudanties, que juntos protestaram contra o preconceito.
Já nesta sexta-feira (11), Yulo, que também é membro da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Alba, estará presente na audiência, ao lado do secretário da SEPROMI, Elias Sampaio, defendendo a não impunidade de casos de racismo. “Estamos falando de um crime inafiançável, que não pode ficar impune. Não podemos aceitar que um vereador se dirija ao outro cometendo um crime tão rasteiro, tão pequeno e mesquinho que certamente envergonha aqueles que o elegeu. E tão pouco tolerar que em pleno século 21 a gente ainda tenha esse desrespeito aos seres humanos. Nós estamos falando da raça humana e é lamentavel, que nessa mesma raça humana tem espírito de luta, ainda tenha espírito de porco”, pontua.
Ainda com o mesmo tema, uma segunda audiência, ainda sem data marcada, será realizada conjuntamente pelas Comissões de Igualdade Racial e de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia.