Política

Carlos Rátis é o mais novo cidadão de Salvador graças ao Bahia

Emoção marca a sessão especial proposta pelo vereador J. Carlos Filho
Ascom JC , Salvador | 09/10/2013 às 07:01
Fama no Bahia leva Rátis a receber título de cidadão de Salvador
Foto: DIV
O advogado Carlos Eduardo Behrmann Rátis Martins, nascido em Montes Claros foi homenageado na noite desta terça-feira (08) com o Título de Cidadão da Cidade do Salvador.  A honraria foi entregue em sessão especial realizada no Plenário Cosme de Farias, completamente lotado, presidida pelo vereador J. Carlos Filho (PT).

Ao justificar a honraria, J Carlos Filho enalteceu a importância do trabalho desenvolvido por Carlos Rátis, como interventor, no processo de democratização do Esporte Clube Bahia. O vereador parabenizou também o advogado dedicação e transparência que o advogado conduziu o processo.

 “Esta homenagem comemora também o processo democrático no futebol baiano. Carlos Rátis ajudou a tornar o estatuto tricolor o mais moderno do Brasil, possibilitando o inédito voto direto dos torcedores para presidente. Esse marco histórico para o desporto baiano trouxe de volta a fé do torcedor do Bahia”, declarou, emocionado, J. Carlos Filho.

Em seu discurso, J. Carlos Filho citou as dificuldades enfrentadas pelo advogado à frente da intervenção do clube durante os setenta dias de processo. “O não comparecimento de funcionários indispensáveis nos setores de RH, informática e financeira, total falta de recursos financeiros, salários dos funcionários e atletas em atraso, reclamações trabalhistas, débitos fiscais além de débito e dificuldade de atendimento dos fornecedores”, pontuou.

Ao som de muitos aplausos da plateia presente, o Título de Cidadão da Cidade de Salvador foi entregue ao homenageado pelo seu pai, Luiz Rátis Martins; sua mãe, Maria Amélia Behrmann Martins; sua esposa,  Priscilla Nascimento Ramos Rátis e sua filha, Rafaela Ramos Behrmann Rátis.  

O advogado, emocionado, contou ao plenário um pouco da sua trajetória e demonstrou orgulho por receber o Título de Cidadão da Cidade do Salvador. “Esse é o reconhecimento de muito esforço e trabalho. Eu e minha família estamos extremamente honrado. Agradeço por esta honraria e estou disposto sempre a contribuir pela prestação de um melhor serviço, seja como professor ou como advogado, nesta cidade que tanto amo”, declarou Carlos Rátis.

Trajetória

Mineiro e torcedor desde criança do atlético mineiro através da sua competência profissional e pelo amor que tem pela Bahia, Carlos Rátis,  ajudou a mudar a história do Esporte Clube Bahia e, consequentemente, a história do esporte em Salvador. Carlos Eduardo Behrmann Rátis Martins – Carlos Rátis - nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, morou em Natal, Rio Grande do Norte, Ilhéus e passou a residir em Salvador desde os seis anos de idade. Formou-se em direito em 1995 e aos vinte e dois anos, foi aprovado no concurso para professor na Faculdade de Direito da UFBA, tornando-se o professor mais jovem do Brasil a lecionar em Faculdade de Direito nas Universidades Federais do Brasil à época.

Como professor, Carlos Rátis já foi homenageado em dez turmas de formandos em Direito, seja na condição de paraninfo, patrono ou professor homenageado das turmas.  Recentemente foi reconhecido pela Academia de Letras Jurídicas da Bahia pela contribuição para a difusão da cultura jurídica no Estado da Bahia. É membro acadêmico Honorário da Academia de Letras dos Estudantes da Faculdade de Direito da UFBA e já foi premiado em Concurso Literário Antônio Carvalho Araújo, pelo Gabinete Português de Leitura.

Estiveram presentes também na cerimônia o presidente da OAB, Francisco Costa, o atual presidente do Bahia, Fernando Schmidt, o Bacharel Daniel Tavares, o vereador Arnando Lessa (PT) e o vereador Silvio Humberto (PSB).