Política

VEREADOR verde propõe postos para material tóxico e doações

Projetos de indicação ao prefeito ACM Neto já tramitam na Câmara de Salvador
| 27/09/2013 às 20:59
Marcell: postos para descarte de lixo tóxico
Foto: Limiro Besnosik

O vereador e ambientalista Marcell Moraes (PV) é autor de um projeto de indicação para a implantação de postos para coleta de lixo tóxico na cidade. Segundo ele, o objetivo é promover a coleta desse material, que na maioria das vezes, depois de utilizados, são descartados junto com o lixo comum, com possíveis prejuízos à saúde da população.

Para o edil, “a criação de postos para coleta de lixo tóxico é uma forma de diminuir os riscos para a saúde da população, fazendo com que os materiais sejam descartados da melhor forma possível". De acordo com a proposta a desobediência da norma acarretará ao infrator penalidades, desde advertência verbal a multas.

“Existem muitas formas de conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente, mas em alguns momentos é necessária a tomada de medidas mais incisivas, para que a população mude alguns hábitos”, diz o verde.

Outra proposta de Marcell, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Cidadão na CMS, é para a instalação de postos de recolhimento de doações para pessoas carentes. A finalidade é dar um suporte mínimo às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, garantindo pelo menos o básico para a subsistência.

Além disso, pondera, a iniciativa pode ajudar no controle do descarte de materiais que ainda podem ser reutilizados. As estações servirão para recolher roupas, alimentos, brinquedos, entre outros objetos reaproveitáveis.