Política

MEDALHA Zumbi dos Palmares homenageará bailarina e ialorixá

Entrega está marcada para o próximo dia 1º
| 27/09/2013 às 20:14
Moisés: medalha para Mãe Obá
Foto: Limiro Besnosik

A Câmara de Salvador vai homenagear com a Medalha Zumbi dos Palmares a bailarina do Balé Folclórico do Solar do Unhão, Terezinha Souza Barbosa, a Mãe Obá. A solenidade acontecerá na próxima terça-feira, 1º, às 19 horas, por iniciativa do vereador Moisés Rocha (PT).

De acordo com o petista, “Mãe Obá é um dos ícones da cultura afrodescendente. Ela nasceu no bairro da Capelinha de São Caetano, em Salvador, e teve uma infância boa até os 14 anos. Nessa época, começou a ´manifestar´ e a mãe a levou a um terreiro de candomblé, mas não queria essa vida por achar que era muita responsabilidade. Mas depois de se render às suas obrigações espirituais, a vida profissional começou a caminhar”.

A primeira apresentação de Terezinha foi no Teatro Castro Alves, lembra o edil. A partir daí ela passou a integrar várias filmagens envolvendo a cultura baiana, deslanchando sua posição como ialorixá. Passou então a se dividir entre as obrigações religiosas e o trabalho cultural, na produção do Balé Folclórico, viajando por vários países. A religiosa considera o trabalho do balé folclórico muito diferente do candomblé: “Um é cultura, o outro é religião. Tem gente que entra no candomblé atrás da cultura. Eu não aceito”.