Política

DEFENSORES das causas dos idosos são homenageados pela CMS

Sessão especial entregou placas aos militantes homenageados
| 20/09/2013 às 17:51
Sessão especial em homenagem aos idosos
Foto: César Rasec

A Câmara de Salvador realizou na manhã desta sexta-feira, 20, uma sessão especial em homenagem a personalidades da terceira idade com destacada atuação em atividades sociais em Salvador, Camaçari e Coité. A atividade foi requerida e presidida pelo vereador Henrique Carballal (PT), numa parceria com o Fórum Permanente em Defesa da Pessoa Idosa.

“A cidadania da pessoa idosa é cada vez mais observada somente em documentos. É necessária a prática de respeito e atenção. Infelizmente, as pessoas não se preocupam mais com os idosos”, ressaltou o petista, anunciando visita. em breve, ao abrigo de idosos Dom Pedro II “para ver as necessidades do local e conversar com gestores sobre possíveis soluções”.

Para o presidente do Conselho Estadual do Idoso da Bahia, Marcos Barroso, a população idosa tem muito a oferecer para que haja uma modificação social: “É preciso resgatar valores que foram perdidos ao longo do tempo. A memória de quem vive por muito tempo é a vida que se perpetua”.

Surpresa

O Fórum, coordenado por Maria da Penha Pereira, concedeu placas aos homenageados. Na opinião de Guiomar Almeida, integrante da Universidade Aberta à Terceira Idade, receber a honraria foi um momento de reconhecimento inesperado: “Foi uma surpresa. Por ser idosa, não esperava ganhar mais nada na minha vida. Esta homenagem é uma satisfação para mim e toda a minha família”.

Outra pessoa distinguida foi a conselheira Municipal do Idoso de Camaçari, Osmarina Batista, defensora da causa no município: “A esperança é o sonho acordado sempre. Ainda acredito que as pessoas possam aprender com o conselho das pessoas idosas”.

A reunião contou com a participação do Coral Fragmentos, formado por coristas da terceira idade e regido pelo maestro Gilmar Mendonça. Também estiveram presentes o coordenador do Fórum Permanente em Defesa da Pessoa Idosa da Bahia, Roberto Loyola; o representante da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Gabriel Oliveira, e o presidente do Conselho Estadual do Idoso da Bahia, Marcos Barroso.

Foram homenageados ainda Ângelo da Purificação de Jesus, Denacy Nonato, Edelzuíta Nascimento de Carvalho, Edna Leal, Eremita Alves da Silva, Francisco Bispo dos Santos, Genilda de Souza Santos, Jultiva Oliveira dos Aflitos, Leocrício Andrade Moura, Margarida Aurelina da Silva Batista, Maria Conceição Cunha, Maria da Conceição Lima Farias, Misael Freire Cavalcante e Zenilde Souza de Lima.