Política

ASSEMBLEIA vota contas Wagner 2008/2009 e o voto aberto com ressalvas

Votação acontecerá na noite desta terça-feira, 10
Tasso Franco , da redação em Salvador | 10/09/2013 às 16:43
Zé Neto: "Sou favorável ao voto aberto para todos os projetos"
Foto: BJÁ
   O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto (PT), afirmou ao BJÁ que pretende aprovar na noite desta terça-feira, 10, pelo menos cinco projetos de lei, entre eles, as contas do Poder Executivo (governador Jaques Wagner) exercícios de 2008 e 2009, a instituição e gratificação por qualificação profissional técnica para servidores da Secretaria de Educação, o estabelecimento de 1/3 da carga horária correspondente ao regime de trabalho a que estão submetidos os professores da 5ª a 8ª Série do Ensino Fundamental; e o voto aberto no parlamento.

   Na opinião do deputado Elmar Nascimento, líder da oposição, PR, os projetos dos professores e servidores da Educação serão votados por acordo. "As contas do governador a oposição votará contra, de acordo com o parecer prévio do TCE que detectou irregularidades", comentou em plenário.

   PROFESSORES

   Para o líder do governo, Zé Neto, o que de certa forma causa estranheza é o fato de que, num momento tão importante na vida dos profissionais de educação, "o governo do estado valorizando a categoria", não há um representante da APLB sequer na Assembleia Legislativa. Zé Neto não fala em termos de queixas, mas, lembra que as mobilizações devem sempre ter os dois lados das moedas.

   Quanto ao voto direto, PL da deputada Luiza Maia, PT, originalmente apresentada em fevereiro de 2011, quando foi rejeitada e só obteve 8 votos em sua aprovação, a matéria foi reapresentada em sua inteireza no mês de maio de 2012 e poderá entrar em votação, nesta terça. A deputada disse ao BJÁ que gostaria muito que os parlamentares aprovem o voto direto valendo para todas as votações.

   O líder do governo diz que, por ele, o voto aberto vale para todos, mas, fez a ressalva que vai ouvir a bancada governista e seu sentimento é de que o voto aberto passe, com duas restrições: para a eleição da Mesa; e para eleição dos conselheiros do TCE.