Política

VEREADORA quer obrigar empresas de alimentos a terem nutricionista

Projeto de Aladilce Souza abrange empresas que fornecem alimentos prontos
| 06/09/2013 às 18:30
Aladilce: nutricionistas para garantir a qualidade dos alimentos
Foto: Limiro Besnosik

Obrigar as empresas de Salvador que fornecem alimentação prontas a ter uma nutricionista para elaborar seus cardápios é o teor do projeto de lei apresentado pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB) à Câmara Municipal. O objetivo é garantir dieta equilibrada à população e evitar o crescimento da obesidade. O descumprimento das normas acarretará punições como multa e até cassação do alvará de funcionamento, em caso de reincidência.

A edil defende a presença dos nutricionistas para assegurar não apenas a escolha de pratos equilibrados e saudáveis, mas também a manipulação correta dos alimentos, contribuindo ainda para fomentar o turismo da cidade: “Salvador é uma das capitais mais procuradas por turistas no Brasil. Por isso, não devemos deixar de lado a importância da segurança dos alimentos. Na esfera municipal, a preservação da saúde dos visitantes é um dever e faz parte das ações de hospitalidade”.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, os índices de sobrepeso e obesidade da população brasileira aumentaram em uma velocidade preocupante nas últimas décadas. Entre as crianças passou de 13,80% (meninos) e 10,40% (meninas) em 1974/1975 para, respectivamente, 48,60% e 46,60% em 2008/2009.

Entre os jovens esses percentuais subiram de 4,10% (masculino) e 8,30% (feminino) para 27,60% e 23,40%, respectivamente. Uma recente pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012), divulgada no final de agosto, indica que mais da metade dos soteropolitanos sofrem de excesso de peso (51%).