Atendendo ao apelo de um movimento social em andamento em Salvador o vereador Gilmar Santiago (PT) apresentou projeto de lei à Câmara mudando o nome da Av. Adhemar de Barros, em Ondina, para Milton Santos, geógrafo baiano reconhecido e premiado em diversos países.
A mobilização foi iniciada no ano passado pelo estudante Kin Guerra, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para ele, os nomes de logradouros precisam ter relação com a cultura da cidade. Neste caso, o ex-governador paulista Adhemar, além de não possuir vínculos com a Bahia foi notoriamente envolvido em inúmeros casos de corrupção.
O estudante criou uma petição online para recolher assinaturas de apoio ao movimento e chamou à atenção de Gilmar. Na tarde dessa quinta-feira, 5, ambos se reuniram na CMS para discutir o assunto.
Segundo o petista, “essa relação com a sociedade civil, em que os projetos surgem a partir de iniciativas da população e são abraçadas pelo legislativo, é necessária no fortalecimento da democracia efetiva que, além do voto, necessita da participação e do controle social”.
A proposta é mais pertinente ainda pela localização da avenida, próxima ao Campus da UFBA, onde Milton iniciou a sua trajetória intelectual. “Não existe nenhuma avenida que homenageia o geógrafo baiano e nada mais justo do que modificar o nome, já que Adhemar de Barros não tem nenhuma relação com o nosso Estado”, argumenta Kin.
Em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da CMS, o texto deve ter como relator o ex-governador da Bahia Waldir Pires. A ideia vem ganhando mais apoiadores, como o ex-reitor da UFBA Naomar Almeida, diretórios e centros acadêmicos, professores e moradores da região.