O governo não pode resolver algo tão complexo, por meio de decreto, sem antes ouvir a própria categoria, diz deputado
Edson Borges , BSB |
29/08/2013 às 13:04
Deputado Colbert Martins do PMDB
Foto: Ag Câmara
O deputado Colbert Martins (PMDB-BA) apresentou na Câmara Federal um Projeto de Decreto Legislativo que determina a sustação do decreto da presidente Dilma Rousseff solicitando pedido de inscrição do registro provisório de médicos intercambistas inscritos no Programa Mais Médicos. “O governo não pode resolver algo tão complexo, por meio de decreto, sem antes ouvir a própria categoria, a sociedade e especialistas que entendem sobre o assunto”, argumenta o parlamentar.
“Considero uma afronta o decreto da presidente Dilma Rousseff solicitando aos Conselhos Regionais de Medicina o registro provisório dos médicos intercambistas inscritos no Programa Mais Médicos. Cada vez mais o governo Federal está utilizando de seu poder para passar por cima de um sistema que já está estabelecido no Brasil e que é defendido pelas categorias de classe”, acrescenta.
Colbert Martins, que também é médico, destaca que especialistas defendem que a saúde precisa de muito mais do que médicos. O deputado ressalta que falta planejamento para políticas de saúde, os recursos são mal aplicados e insuficientes quando comparados a outros países. “E o que adianta trazer médicos de fora para atender em hospitais sucateados, sem equipamentos e materiais suficientes para atender a demanda da população”, indaga.
“Isso demonstra uma postura desesperada de resolver o problema de forma paliativa só para mostrar que algo está sendo feito pela saúde”, protesta o deputado.