Política

CMS participa de seminário sobre o samba no Carnaval de Salvador

Encontro será realizado no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho
| 29/08/2013 às 18:54
Carballal e Tinoco representarão a CMS no debate
Foto: Limiro Besnosik

A Câmara Municipal participará do seminário “O samba no Carnaval de Salvador”. O evento acontecerá nesta sexta-feira, 30, das 15h às 19 horas, no auditório do Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho (Rua do Açouguinho, n° 1), promovido pela União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba) e com o apoio do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar).

Estarão presentes os vereadores Henrique Carballal (PT) e Claudio Tinoco (DEM), presidente e vice-presidente da Comissão Especial do Carnaval da CMS.

De acordo com o presidente da Unesamba, José Luiz Lopes, mais conhecido como Arerê, o objetivo é discutir a importância e a visibilidade do samba no contexto social e econômico na maior festa popular do mundo.

“Vamos reunir dirigentes e associados de blocos de samba, músicos, produtores, pesquisadores, imprensa e representantes dos poderes municipal, estadual e legislativo para discutirmos esta manifestação cultural que nasceu na Bahia e possui um papel fundamental para mantermos a tradição no Carnaval de Salvador”, explica.

Ele destacou ainda o pioneirismo da Caminhada do Samba, “que este ano completa oito anos e é responsável pela abertura da alta temporada na capital baiana, além de dar a largada das festas populares oficiais antecedentes à folia momesca, sempre no último domingo de novembro em homenagem ao Dia do Samba (comemorado em 2 de dezembro)”.

Entre os convidados estão o ator e diretor Antonio Godi, o professor Jaime Sodré, Arany Santana (diretora do Centro de Cultura de Políticas Identitárias da Secretaria Estadual de Cultura), Guilherme Bellintani (secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura), - Eliana Dumêt (diretora de Eventos da Saltur) e Pedro Costa (presidente do Comcar).