“Salvador – Te quero sem drogas” é o título do seminário que o vereador Luiz Carlos (PRB) agendou para esta terça-feira, 27, às 9 horas, no Centro Cultural da Câmara de Salvador. O objetivo é debater os programas de desenvolvimento de atenção aos usuários de crack, álcool e outras drogas.
Para o edil, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Juventude, o evento será mais uma oportunidade para enfrentar o perigo das drogas: “Quando um jovem entra neste universo dos entorpecentes, toda a família entra com ele. Porém, quando conseguimos resgatar uma vida, renova-se a esperança de um grande futuro”.
No início do mês o republicano participou, em Brasília, da sanção do Estatuto da Juventude pela presidente Dilma Rousseff. Em Salvador, a aplicação efetiva desse mecanismo vai ser acompanhada pelo colegiado por ele sugerido e dirigido. Ele propôs ainda ao Executivo a criação da Secretaria Municipal da Juventude, órgão por meio do qual a prefeitura poderá receber recursos federais para os programas de combate às drogas.
Em julho, o vereador indicou ao prefeito ACM Neto a contratação de equipes multidisciplinares, formadas por psicólogos e assistentes sociais, para dar assistência aos usuários de drogas e familiares em Postos de Saúde da Família e escolas municipais.
A diretora de Prevenção e Tratamento ao Usuário de Substâncias Psicoativas (Suprad), Simone Lima, e o representante do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Cepad), Eduardo Ribeiro, foram convidados para o debate.