Política

PROJETO da verde Ana Rita será implantado pela Secretaria de Saúde

Vereadora do PV apresenta vários projetos em benefício dos animais em Salvador
| 20/08/2013 às 20:10
Ana Rita: muitas propostas para defender os animais
Foto: Limiro Besnosik

A vereadora Ana Rita Tavares quer que a Prefeitura implante com urgência uma unidade móvel de esterilização de cães e gatos, conhecido como Castramóvel. Seu projeto de indicação, aprovado em 18 de junho na Câmara de Salvador, foi acolhido e a Secretaria de Saúde do município anunciou que dentro de dois meses o primeiro ônibus estará nas ruas. O próprio prefeito ACM Neto, já garantiu a operação do equipamento ainda esse ano.

“É uma medida urgente e muito sonhada há anos por nós, verdadeiros protetores de animais, que vivemos na pele o dia-a-dia dos bichos que sofrem nas ruas”, diz a verde. “Hoje temos mais de cem mil animais, entre cães e gatos, vagando pelas ruas de Salvador e sofrendo todo o tipo de maus-tratos, sendo espancados, passando fome e sofrendo”.

Segundo a edil, o objetivo do Castramóvel é ajudar a diminuir a população dos animais errantes e, consequentemente, possibilitar mais condições para que o poder público e os protetores independentes diminuam os casos de violência. “E não podemos nos resumir a um castramóvel. Precisamos de mais para que tenhamos uma redução na população desses animais”, completa.

Mais ideias

Além do projeto do Castramóvel, Tavares também pediu ao poder executivo um hospital público veterinário: “Já temos um hospital que atende gratuitamente aos animais das pessoas de baixo poder aquisitivo em São Paulo, graças a uma parceria público-privada. Porto Alegre também está bem perto de construir sua unidade. É plenamente viável e já tivemos muitas conversas com o prefeito ACM Neto, que se mostra empenhado em viabilizar esse outro projeto nosso”.

Entre as ideias apresentadas pela verde estão a instalação e funcionamento de um crematório público de animais, programa de vacinação contra raiva a vacinação anti-viral de cães e gatos, criação da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), Delegacia Especial de Proteção aos Animais na Bahia e serviço de assistência a animais em vias públicas e em companhia de pessoas de baixa renda, com a criação de unidade móvel de resgate e socorro a animais de pequeno e grande porte, denominada Samu Vet.

Ela solicitou ainda que, na verba referente a publicidade da Prefeitura, seja destinada quota especial para veiculação de campanhas de educação humanitária pró-animal em jornais, rádios, televisão, mídia impressas, outdoors e mídias institucionais; campanhas educativas e de sensibilização de motoristas, pedestres e agentes de trânsito, objetivando a prevenção de atropelamento de animais em vias públicas; e criou a Frente Parlamentar de Defesa dos Animais.