Vide
AA , Salvador |
19/08/2013 às 10:30
A implantação de um Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) para a região sisaleira, e com sede em Conceição do Coité, foi pedida pelo deputado Tom Araújo (DEM). Em indicação ao governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, Tom afirma que a região conta hoje com quase 800 mil habitantes distribuídos em 25 municípios e apenas com o Comando de Operações de Bombeiros Militares do Interior (COBM I) e o 2º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), sediados em Feira de Santana”.
O deputado lembra que o papel que o Corpo de Bombeiros desempenha não se resume mais a apagar incêndios. “A evolução da corporação nas áreas de controle de tragédias, epidemias, catástrofes, incêndios e assistência médica de emergência, fiscalização de prédios, de locais de festas, controle de inundações e resgate de vítimas de acidentes em lugares de difícil acesso é algo notório”, enfatizou o deputado. “E com a implantação de um Grupamento de Bombeiros Militares com sede em Conceição do Coité, a região passará a contar com um contingente de bombeiros, bem como equipamentos e veículos necessários para viabilizar a prevenção e prestação efetiva e adequada dessa importante atividade de segurança pública e acabar com a dificuldade de acesso por parte dos profissionais de Feira de Santana que, pela distância, quando são solicitados, terminam chegando para realizar apenas o rescaldo da tragédia”, afirmou o deputado.
“Essa é uma medida importante porque além de atuar no combate a incêndio, um Batalhão dos Bombeiros em Coité vai atuar na fiscalização que hoje se tornou imprescindível, principalmente depois da tragédia na Boate Kiss em Santa Catarina que poderia ter sido evitada se a fiscalização dos Bombeiros tivesse sido eficiente”, concluiu o deputado.