A Câmara de Salvador vai comemorar a passagem do Dia Municipal do Maçom com uma sessão especial nesta terça-feira, 20, às 19 horas, no Centro Cultural. A iniciativa é do vereador Alfredo Mangueira (PMDB), autor do projeto de lei que instituiu a data na capital baiana.
Conforme o edil o dia é comemorado festejado também em outras partes do Brasil, quando é lembrada uma reunião da irmandade, presidida por Gonçalves Ledo, no Rio de Janeiro, em 1822, com o apoio de José Bonifácio de Andrada e Silva e outros ilustres maçons que defendiam a independência do Brasil.
“Por conta desta reunião maçônica, contam os historiadores, os maçons definiram que o Brasil não deveria continuar subjugado ao reino de Portugal. Por conta desses maçons influentes, o príncipe regente Dom Pedro I foi convencido que estava na hora de proclamar a Independência do Brasil, fato que ocorreu 17 dias depois, em São Paulo”, disse o pemedebista.
Foram convidados para a sessão especial os grão-mestres maçônicos da Loja Maçônica do Estado da Bahia e da Grande Oriente Estadual da Bahia (jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil) e autoridades municipais e estaduais.