Política

ENSABOADA! MPL faz nova reunião com governo para criação de GT

Medidas, por enquanto,só de formulação
Casa Civil , Salvador | 15/08/2013 às 10:08
Secretário Cezar Lisboa mostra estudos
Foto: DIV
Representantes do Governo do Estado e do Movimento Passe Livre (MPL) se reuniram, na tarde de quarta-feira (14), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para discutir a criação do Grupo de Trabalho da Política Estadual de Mobilidade Urbana.

A proposta inicial é de que o GT, vinculado à Câmara Técnica de Mobilidade Urbana do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades), seja composto por oito membros do poder público e 13 da sociedade civil, sendo três do Movimento Passe Livre.

A sugestão será avaliada durante reunião da instância no dia 23 deste mês. “Neste encontro, vamos apresentar uma proposta de calendário para instalação do grupo de trabalho e realização de sua primeira reunião, a fim de dar início às atividades”, afirmou o secretário estadual de Relações Institucionais (Serin), Cezar Lisboa.

A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, que deverá ser aprovado até 2014, será uma das atribuições do grupo de trabalho. Segundo a secretária-executiva do ConCidades, Micau Barreto, o processo envolverá a participação da sociedade como todo através de plenárias, audiências públicas e outras medidas. Após sua criação, o plano será enviado à Assembleia Legislativa para aprovação.

“Nós aceitamos a proposta do governo de participação no GT e reivindicamos que a redução da tarifa dos ônibus intermunicipais e o passe livre para os estudantes que utilizam este meio de transporte sejam os pontos prioritários iniciais da discussão do grupo de trabalho”, disse um dos integrantes do MPL, Walter Takemoto.

Também participaram do encontro a diretora e a assessora de mobilidade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ana Cláudia Nascimento e Grace Gomes, e o diretor-executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Eduardo Pessôa.

A reunião para discussão do GT é fruto do encontro, na última sexta-feira (9), entre integrantes do MPL e o governador Jaques Wagner, que se comprometeu em criar o espaço para debater assuntos relacionados à mobilidade urbana, a exemplo de alternativas para revisão do valor das passagens dos ônibus metropolitanos.