Política

NETO abriu flanco politico ao manter Bacelar na educação e paga preço

Veja preço politico que ACM Neto vai pagar
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/08/2013 às 18:53
Já está tapumado e com alvaras a obra do Flat 2222 em frente ao Barravento. Gil na parada
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O caso da ONG Fundação Pierre Bourdieu ainda vai dar "panos para mangas" e abriu um enorme flanco político na administração do prefeito ACM Neto na medida em que, embora a prestação de serviços à Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer de Salvador (Secult), por intermédio de um convênio com a Secretaria e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) tenha acontecido no governo do então prefeito João Henrique, Neto manteve em seu governo o secretário João Carlos Bacelar, na pasta da educação.

   2. Falta de aviso não foi porque esse escândalo faz tempo que é do conhecimento público e as investigações no GAECO datam de novembro de 2012. João Bacelar, exonerado a pedido, 48 horas antes da prisão de 4 dirigentes da PB, retornou a ALBA como deputado no último dia 1º e afirma que "está tranquilo" porque fez o convênio através de recomendação da UNEB e se mecanismos de fiscalização falharam a culpa não seria sua. Como ex-titular da pasta, no entanto, terá que responder. Ele e o prefeito JH já notificados pelo TCM.

   3. Além dos 4 diretores da ONG foi efetuada a prisão temporária do empresário Ítalo Menezes, que fornecia materiais de escritório e alimentos para a ONG, além de apreendidos computadores, equipamentos eletrônicos, documentos fiscais e de créditos da Fundação Pierre Boirdieu e de empresas envolvidas com a ONG. 

   4. Outros dois empresários que comercializavam com a ONG também estão com mandados de prisão temporária decretados. Segundo o coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Ariomar Figueiredo, foram encontrados cópias de cheques e de notas fiscais que evidenciam irregularidades nos contratos. Os três convênios firmados pela ONG com a Secult e a Uneb, que continuam sendo investigados pelo MP em parceria com a SSP, referem-se à qualificação de professores e funcionários de creches e escolas municipais. 

   5. O fato de Neto ter mantido Bacelar no seu governo foi um erro mesmo entendendo-se que ele e o PTN foram importantíssimos na sua eleição. Ora, se já havia em curso essas denúnicas relacionadas com a Pierre Boordieu o mais sensato seria Neto ter agradecido, politicamente, a Bacelar e o PTN, sem contudo deixá-lo no comando da pasta. Nada contra o ex-secretário do ponto de vista de uma acusação com comprovação de sua participação em ilícitos, mas, por prevenição o melhor seria devolvê-lo a Assembleia em 1º de janeiro.

   6. Bacelar, no entanto, ficou no governo e retornou dia 1º de agosto, Neto certamente sendo avisado de que estava em curso a "Operação Prometheus" com 9 mandados de prisões engatilhados. Agora, vai ter que enfrentar a oposição na Câmara de Vereadores e os edis Hilton Coelho (PSOL) e Gilmar Santiago (PT) já disseram que vão pedir esclarecimentos adicionais, organizam uma provável CEI e querem que Bacelar devolva o dinheiro aos cofres públicos, pelo menos os R$700 mil citados pelo TCM.

   7. Na Assembleia Legislativa, da mesma forma, esse flanco aberto permitirá aos deputados da base do governo questionarem os deputados da opoisção em suas criticas a secretários de estado, especialmente Jorge Solla, e seus convênios na saúde, objeto de representações no MP desde a época do deputado Heraldo Rocha com líder da oposição. É aquela história de um doente não poder falar de um aleijado.
                                                           ************
   8. A Prefeitura já deu alvará de construção para obra que, segundo informes chegados ao BJÁ, será o Flat 2222 com 95 apartamentos, vistona para o mar, na Avenida Oceânica em frente ao Barravento, onde funcionava o Shopping Axezeiro e, nos carnavais o Camarote 2222 de Gilberto Gil e Flora. 

   9. A confirmar, o empreendimento envolveria o grupo de Guilherme Belittani, Monteiro Aranha e Gil/Flora. O projeto ainda não foi lançado comercialmente, mas, ao que se sabe, na parte do mesanino haverá uma espaço tipo longue enorme, onde será mantido o Camarote 2222.