Política

EVERALDO vai ser presidente PT e fortalece pré-candidatura Rui Costa

Quem também sai fortalecido dessa decisão é o governador Jaques Wagner
Tasso Franco , Salvador | 03/08/2013 às 18:17
DS (Democracia Socialista) desistiu de lançar candidatura de confronto a Everaldo
Foto: Neilton Sales
   O secretário da Casa Civil, Rui Costa, obteve mais uma vitória neste sábado na sua pré-caminhada como candidato a governador da Bahia pelo PT. Em plenária estadual neste no Colégio 2 de Julho em Salvador, a tendência Democracia Socialista (DS) decidiu pela unidade partidária e vai apoiar o candidato Everaldo Anunciação para presidência do PT na Bahia no processo de eleição interna do partido.

   Chegou-se a analisar entre os grupos internos do PT a possibilidade de lançar Emiliano José ou Marcelino Galo como possíveis candidatos numa coligação de minoritários no partido para enfrentar Everaldo, mas, ao que tudo indica, foram medidas as forças nesse enfretamento e decidiu-se pela "unidade". Everaldo é o candidato de Rui (Reencantar) e do grupo Wagner no PT (Construindo um Novo Brasil).

  Para o senador Walter Pinheiro, o mais salutar nesse momento é reafirmar a maturidade através da unidade partidária no PED (Processo de Eleição Direta). “Reunir em torno do nome de Everaldo a unidade é importante para inclusive tocar essas tarefas, para além das questões eleitorais, de continuar mantendo um partido que se relacione e dialogue com a base, com a sociedade e com os movimentos sociais”, afirmou Pinheiro.

   O senador, em tese, tem razão, mas, que amargou uma derrota interna isso não se tem dúvida 

   O senador participou da mesa do encontro ao lado de outros integrantes da DS, como o secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, os deputados federais Afonso Florence e Amauri Teixeira, os deputados estaduais Yulo Oiticica, Bira Coroa e Neusa Cadore, além do vereador de Salvador, Gilmar Santiago.

    O acordo para compor com o nome de Everaldo, da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), foi uma posição majoritária da plenária, conforme ressaltou Afonso Florence, cujo nome chegou a ser ventilado para a disputa no partido. O próprio Everaldo apareceu ao final do encontro e – ao lado do atual presidente do PT baiano, Jonas Paulo – pode agradecer a confiança e o apoio do campo político pessoalmente.