Uma comissão de vereadores reuniu-se na tarde desta quinta-feira, 1º, com o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, na tentativa de fechar um acordo com integrantes do Movimento Passe Livre (MPL), em processo de ocupação da Câmara de Salvador desde o último dia 22.
Aleluia e o líder do governo na CMS, Joceval Rodrigues (PPS), se comprometeram a consultar o prefeito sobre a possibilidade de antecipar a audiência, até agora marcada para 9 de agosto, para discutir a pauta mínima de reivindicações dos ativistas.
Caso ACM Neto aceite a proposta, a comissão tentará intermediar as negociações com o MPL. A intenção, segundo Aladilce Souza (PCdoB), representante da oposição no encontro com o secretário, é solucionar o conflito e possibilitar o retorno das atividades normais da CMS, apreciando também projetos de mobilidade urbana de interesse do movimento.
Itens atendidos
De acordo com Aleluia, Neto sempre esteve aberto ao diálogo e já atendeu a alguns pontos da pauta, como a abertura da planilha de custos da tarifa, a ampliação do Domingo é Meia e a implantação do bilhete único. O Conselho Municipal de Transporte será instalado na próxima semana e não haverá problema para convocação da Conferência Municipal de Transporte, adiantou.
Quanto à redução da tarifa, esclareceu, as medidas adotadas já representam um ganho equivalente à desoneração dos impostos federais, de 2,5%, sendo mais significativas para a população em termos de gastos com transporte.
Euvaldo Jorge (PP), presidente da Comissão de Transporte da Câmara e ex-secretário da área, chamou atenção para a divulgação da planilha de custos da tarifa, o permitindo fazer todos os cálculos com transparência. Participaram da reunião, também, os vereadores Hilton Coelho (PSOL) e Claudio Tinoco (DEM) e o subsecretário Orlando Santos.