Política

CÂMARA promove audiência sobre turismo acessível em Salvador

Evento está marcado para esta sexta-feira, 2, no Centro de Cultura
| 01/08/2013 às 20:10
Fabíola: debate sobre acessibilidade no turismo
Foto: Limiro Besnosik

Será nesta sexta-feira, 2, a audiência pública sobre “Turismo acessível e cultura inclusiva”, promovida pela Comissão Especial de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara de Salvador. O evento está marcado para 9 horas, no Centro de Cultura da CMS, com objetivo de trazer à tona os problemas enfrentados por turistas na capital baiana.

De acordo com a presidente do colegiado, vereadora Fabíola Mansur (PSB), foram convidados os secretários Guilherme Bellintani (municipal) e Domingos Leonelli (estadual). A socialista acredita que podem sair bons resultados da discussão, especialmente em relação à acessibilidade.

Para a coordenadora da Associação Baiana para Cultura e Inclusão (ABACI), Cristina Gonçalves, portadora de deficiência visual, o turismo acessível vai além da colocação de rampas ou modificações nos quartos dos hotéis: “Precisa-se também o entendimento do setor hoteleiro que precisa de pessoas preparadas para receber o turista com deficiência. Os hotéis, por exemplo, têm que ter pessoas que saibam a linguagem de libras”.

Segundo a ABACI, em Salvador existem 750 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Também devem participar da audiência Pedro Manuel da Costa (Convention Bureau), Nidalva de Andrade (coordenadora do Grupo de Atuação Especial em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério Público da Bahia), José Manoel Garrido Filho (presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; Almiro Sena, secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), Pedro Galvão (presidente da Abav/Bahia), Antonio Rubim (secretário de Cultura da Bahia), Fabrizzio Muller (superintendente da Transalvador) e Airton Vilaça Maia (diretor da Conder).