Política

PASSE LIVRE: Assembleia vai promover audiência pública no próximo 8/8

Estudantes em protestos depois de fechar a Av Paralela foram para a Assembleia
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/07/2013 às 14:27
Presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, recebeu estudantes na rampa da Assembleia
Foto: BJÁ
A Assembleia Legislativa realizará no dia oito de agosto, às 14h30min, audiência pública para discutir o transporte coletivo em Salvador e região metropolitana. Compromisso neste sentido foi firmado entre o presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo, e manifestantes do Movimento Passe Livre ontem ao meio dia na rampa de acesso ao Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães.

O grupo de aproximadamente 70 manifestantes se postou na rampa e decidiu não constituir uma comissão para conversar com o presidente, solicitando a presença do deputado Marcelo Nilo no local com a garantia do diálogo ser travado em alto nível, como de fato aconteceu. O presidente do Legislativo esclareceu que não é competência da Casa fixar tarifa de transporte ou determinar início de obras – do metro – reivindicadas pelo grupo.

AÇÕES

Mas acatou o pedido de audiência pública e lembrou o caráter aberto da Assembleia, que em sua gestão recebeu a todos os movimentos sociais, intermediando a solução de conflitos e de impasses como aconteceu com grupo de negros, agricultores familiares, sindicalistas, militantes do MST, homossexuais, servidores públicos, empresários e outros grupos. “Os deputados da Bahia nunca deixaram de dialogar com a população e trabalham para garantir aos baianos desenvolvimento com justiça social.

O deputado Marcelo Nilo esclareceu que não tem a prerrogativa de convocar o governador Jaques Wagner, como foi solicitado, para participar dos trabalhos, mas irá convidá-lo para debater as questões relativas à mobilidade que tanto aflige a população das nossas grandes cidades. E frisou que no dia oito só terão acesso à audiência pública a quantidade de manifestantes que o local comportar, comprometendo-se a instalar telões que possibilitem aos demais assistir aos trabalhos – também veiculados ao vivo pelo Canal Assembleia.

Na conversa com os integrantes do Movimento Passe Livre ficou acordado que os oradores se revezarão na tribuna com os deputados estaduais, sendo a mesa dos trabalhos integrada paritariamente entre manifestantes e parlamentares. O deputado Marcelo Nilo registrou o seu apreço à manifestação pacífica dos cidadãos, “uma conquista da democracia brasileira” e lembrou que a sua ida à rampa foi uma deferência, devida regimentalmente apenas a chefes de Estado.

SAÍDA

O grupo de manifestantes demorou cerca de 50 minutos na rampa de acesso ao prédio sede do Legislativo, guarnecido por soldados da guarda da Casa. Com palavras de ordem entoadas em coro, sentados, eles solicitaram a presença do presidente no local e aguardaram sentados até a sua chegada sentados. Entre as palavras de ordem entoadas estava uma específica: Senão baixar a tarifa agente pula a roleta”, bem como alusões ao passe livre para os estudantes conquistados nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e Recife. Diante da fixação da data da audiência pública o grupo se desfez e deixou a Assembleia pouco depois do meio dia.