Política

DEBATES sobre a LDO 2014 chegam à quinta edição

A próxima será Cajazeiras. No sábado aconteceu o quarto debate, em Pernambués
| 22/07/2013 às 19:46
Em Pernambués, cerca de 80 participantes
Foto: Divulgação

Cajazeiras é o local da próxima audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Salvador para o próximo ano. O encontro está marcado para as 18h30min, na Escola Municipal Professor Manoel de Almeida Cruz (Rua Dr. Moisés Schiper, Cajazeiras XI), numa iniciativa da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da CMS.

De acordo com o vereador Claudio Tinoco, vice-líder do DEM na Casa, a expectativa é contar com a presença de moradores de toda a região e colher sugestões para a legislação, que estabelece metas e finalidades dos gastos municipais e regulamenta a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Escola tempo integral

Na reunião de Pernambués, realizada no sábado, 20, participaram cerca de 80 moradores do bairro e mais Cabula, São Gonçalo e Saramandaia, no Centro Municipal de Educação Infantil. Durante o debate, Tinoco destacou a necessidade da inclusão do esporte como linha programática na LDO 2014: “Com a ampla participação popular e a qualidade das reivindicações, conseguimos legitimar demandas importantes para o bairro de Pernambués e região nas áreas de educação, esporte e infraestrutura”.

O líder comunitário Marivaldo Júnior solicitou a construção de uma escola de tempo integral com Ensino Fundamental I e II, uma creche, além da reforma do campo do Pela Porco, da Baixa da Paz, da Araguaia e da Rua Santa Bárbara.

“Também temos o problema da mobilidade. Gastamos mais tempo tentando nos locomover dentro do bairro do que para chegar. Precisamos de vias de acesso com ligação da Rua Saturno e a Avenida Luís Eduardo Magalhães, sem contar a construção da passarela na região da Madeireira Brotas”, criticou Marivaldo Júnior.

“Uma das sugestões para a melhoria do engarrafamento seria a atuação apenas de empresas de transporte que já possuem garagens no bairro. Com isso, resolveríamos a confusão do final de linha de Pernambués. Outra medida seria a construção de uma escadaria na Rua Mário Paim e Primeira Travessa Saturno, e ainda a municipalização do Centro Social de Pernambués”, completou o também líder comunitário, Deivison Santana.

“Além da reforma dos campos de esporte e a reforma da Escola Municipal Hildete Bahia, precisamos também pensar nas pessoas do bairro e minha sugestão é que os próprios moradores participem de cursos profissionalizantes para que atuem nestes campos através de bolsas”, salientou George Silva, diretor do Grupo Alerta Pernambués (GAP).

Já Valdemar Rodrigues, líder da Associação Beneficente Recreativa Unidos de Pernambués, ressaltou a importância de obras emergenciais no local. “Sofremos alagamento com as constantes chuvas na Baixa do Manu e precisamos urgente a limpeza do canal na Avenida São Paulo”, argumentou.