Política

VEREADOR pede reabertura ao público do Forte São Marcelo

Luiz Carlos vê benefícios para o turismo da cidade a partir da reabertura
| 09/07/2013 às 23:10
Luiz Carlos: Forte do Mar deve ser reaberto
Foto: Limiro Besnosik

O retorno ao funcionamento do Forte São Marcelo é o objetivo do projeto de indicação feito pelo vereador Luiz Carlos de Souza (PRB) à prefeitura de Salvador. Segundo o edil, a reabertura do chamado Forte do Mar seria iniciativa com excelentes repercussões no turismo da cidade.

Fechado à visitação pública desde 2011, a fortificação tem área total construída de 2.500 metros quadrados, com 14 salas que abrigam exposições, midiateca, banco de dados sobre a Cidade de Salvador, com informações históricas e socioeconômicas, e espaços para encenações.

O projeto original, em estilo renascentista, construído sobre um arrecife na entrada do Porto de Salvador, no início do Século XVII, visava resistir às correntes e às marés, permitindo o tiro em qualquer direção na defesa da cidade.

De acordo com o republicano o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pelo fechamento, elaborou, em 2012, um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), mas não atraiu empresas interessadas em assumir a gestão e a manutenção do forte. O Iphan sugeriu uma consulta pública para repassar a concessão a empresas capazes de garantir a utilização sustentável e correta do monumento.

“Através dessa iniciativa, o Poder Público municipal atenderá a uma significativa parcela da população local, fomentando o comércio, o turismo local e resguardando a vida de moradores locais”, argumenta Luiz Carlos. A Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final já emitiu parecer favorável à aprovação do projeto, que tramita na Ordem do Dia da Câmara.