O Governo Federal está legalizando o tráfico de animais silvestres. A acusação é do vereador e ambientalista Marcell Moraes (PV), depois que a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira publicou a resolução 457 no Diário Oficial da União (DOU) autorizando qualquer cidadão a ter posse e depósito de até 10 bichos de origem ilegal.
De acordo com o documento, a partir de agora, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) passará a cadastrar os brasileiros interessados em adquirir os animais que foram resgatados do comércio ilegal. Na avaliação do vereador a medida legaliza o tráfico na fauna brasileira.
Para Marcell, a alegação para criar essa resolução é ainda mais grave. A ministra argumenta que os órgãos de fiscalização ambiental não dispõem mais de espaço para abrigar a grande quantidade de animais apreendidos do comércio ilegal, pois os Centros de Triagem do Ibama estão lotados.
“Com essa justificativa, diz o verde, o MAM simplesmente assina um atestado de falência do governo para gerir a fauna brasileira. Esse foi um dos maiores absurdos que já pude verificar em toda minha vida de militância ambiental”. A resolução pode ser conferida no link http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=26/06/2013&jornal=1&pagina=96&totalArquivos=120.