A Câmara de Salvador aprovou por unanimidade projeto do vereador Marcell Morais (PV) que propõe a criação do “Programa Cavalo de Lata” (carrinho elétrico ou de pedal) para substituir veículos de tração animal em coletas de material reciclável nas ruas de Salvador. O edil sugere parcerias com cooperativas de coleta seletiva da capital para implementar a medida.
Na avaliação do verde o uso desse tipo de veículo substituindo as carroças possibilitará avanços em várias áreas, acabando os maus tratos aos animais: “São muitos os casos de animais que morrem ou ficam inválidos devido ao peso das cargas. Além disso, a ideia é possibilitar uma coleta de material reciclável mais eficiente, colaborar com o trânsito da cidade, valorizar os profissionais catadores e entidades, além de evitar transmissão de doenças que são provocadas pelas fezes e urinas dos animais nas ruas”.
Sua proposta não visa proibir instantaneamente o uso das carroças, mas a criação de um novo processo de coleta: “Trata-se de uma ideia sustentável, de proteção aos animais e de responsabilidade social e econômica”.